Detalhes do xeque-mate de Moro no STF
As provas contra Lula que vão muito além das delações dos executivos da Odebrecht
27/04/2018 às 16:42 Ler na área do assinanteSergio Moro agiu rápido e tranquilizou aqueles que temiam que após a decisão dos Ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli o processo de Lula sobre o sítio de Atibaia escapasse de suas mãos.
Através de um despacho, o juiz Sérgio Moro decidiu manter consigo o processo contra o ex-presidente Lula que trata sobre o sítio de Atibaia, justificando sua atitude afirmando que o “respeitável acórdão” do STF “sequer foi publicado” e que o processo contém “mais provas” que vão para além das delações de executivos da Odebrecht.
“Oportuno lembrar que a presente investigação penal iniciou-se muito antes da disponibilização a este Juízo dos termos de depoimentos dos executivos da Odebrecht em acordos de colaboração, que ela tem por base outras provas além dos referidos depoimentos”, escreveu.
O juiz ainda destaca que houve uma precipitação por parte do Ministério Público Federal (MPF) e da defesa de Lula ao comentarem a decisão do Supremo. O magistrado avalia que somente após a publicação do acórdão da decisão do STF é que se pode avaliar os efeitos da decisão e a extensão do julgado pelo colegiado.
Moro se mostrou tranquilo em relação ao andamento das ações contra Lula que estão sob sua responsabilidade.
O juiz lembrou que o ministro Dias Toffoli não fez referência direta nem à ação penal nem a competência dele para julgar, destacando que a decisão tinha caráter provisório e tinha presente apenas os elementos então disponíveis naqueles autos.
Moro não vai deixar que que estas manobras do STF interfiram no seu julgamento.