A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Invalid argument supplied for foreach()

Filename: helpers/FRONT_array_helper.php

Line Number: 9

14ª Olimpíada Brasileira de Matemática tem inscrições abertas até 2 de abril

14ª Olimpíada Brasileira de Matemática tem inscrições abertas até 2 de abril

Ler na área do assinante

A matemática está em tudo! Isso já foi comprovado cientificamente, pois é mais ano e mais uma Olimpíada de Matemática. Escolas públicas e privadas já podem se inscrever para a 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As inscrições para a edição 2018 começou no dia 21 de Março e vai até 2 de abril. A ficha de inscrição deve ser preenchida pelas escolas pela internet.

A primeira fase da olimpíada será realizada em 5 de junho, e a segunda, em 15 de setembro. Os vencedores devem ser anunciados em 21 de novembro, segundo o calendário divulgado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que realiza a competição de matemática.

Podem participar escolas com turmas de ensino fundamental II (do sexto ao nono ano) ou de ensino médio.

As provas serão aplicadas nos dias 5 de junho (1ª fase) e 15 de setembro (2ª fase). A divulgação dos vencedores também já tem data: 21 de novembro. Premiados com medalha de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso em programas de iniciação científica.

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC) e integra as atividades do Biênio da Matemática Gomes de Sousa 2017-2018.

Minas Gerais no topo

Em 2017, os estudantes mineiros colocaram o estado no lugar mais alto do pódio da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Púbicas (Obmep) 2017. Minas Gerais foi o estado com o maior número de medalhas na competição, entre as escolas públicas. Foi a 11ª vez consecutiva que Minas Gerais ficou em primeiro lugar em número de alunos medalhistas. Ao todo, foram 1.448 medalhas, sendo 119 de ouro, 381 de prata e 948 de bronze. O segundo estado com mais premiações é São Paulo, com 94 de ouro, 274 de prata, 914 de bronze.

 A Olimpíada é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo melhorar a qualidade da educação básica por meio do estimulo do ensino da matemática através de competições, identificando jovens talentos para a ciência em geral, entre alunos de escolas das redes públicas e privadas. As provas serão realizadas em duas fases, a primeira será dia 05 de junho na própria unidade escolar.

Sendo a competição dividida em três níveis (nível 1 – para estudantes do 6º e do 7º anos; nível 2 – para estudantes do 8º e do 9º anos e nível 3 - estudantes do ensino médio)  e será realizada em duas fases. E os estudantes com melhor desempenho serão classificados para a segunda, que acontecerá no dia 15 de setembro.

Em 2017, 100% das escolas da rede municipal de ensino aderiram à Obmep e a participação das unidades escolares em competições de nível nacional vem aumentando significativamente a cada ano. O que reforça e incentiva o trabalho conjunto dos profissionais que atuam na educação municipal visando à qualidade do ensino ofertado.

Para as escolas que ainda não realizaram a inscrição e querem saber mais sobre como é realizada a Obmep, basta acessar o regulamento que consta todas as informações.

OBATambém estão abertas as inscrições paraa 21 ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As inscrições seguem até dia 31 de março e podem participar os alunos de escolas da rede pública e privada da educação básica.

A OBA possui uma única fase e consiste na realização de uma única prova, com dez questões, realizada simultaneamente em todas as escolas participantes, no dia 18 de maio pelo site OBA.  

da Redação Ler comentários e comentar