Facilidade com exatas é determinada pela genética

24/02/2018 às 16:13 Ler na área do assinante

Se você sempre acreditou que a matemática não é muito a sua praia e você sempre se deu melhor na área de humanas, temos novidades. Um novo estudo — realizado por pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia — apontou que as pessoas com talento para as “letras” também são naturalmente habilidosas com os “números”.

De acordo com o Los Angeles Times, os pesquisadores fizeram essa descoberta depois de analisar uma base de dados sobre o desempenho no aprendizado de gêmeos idênticos e fraternais. Segundo a publicação, estudos relacionados com gêmeos são especialmente interessantes para os cientistas.

No caso dos gêmeos idênticos, os irmãos são geneticamente iguais, enquanto que os fraternais, embora não sejam geneticamente idênticos, são criados sob as mesmas condições. Portanto, se os pesquisadores encontram alguma diferença significativa e inexplicável entre as habilidades cognitivas de gêmeos idênticos e fraternais, isso pode ser um indicativo de que algum fator genético pode estar envolvido.

Humanas e exatas

No estudo sobre exatas e humanas, a análise dos dados revelou que as crianças tendem a ser habilidosas tanto com os números como com a leitura ou simplesmente não ser habilidosas com nenhuma das duas “modalidades”. Depois de comparar a correlação entre os talentos com as letras e os números dos gêmeos fraternais e idênticos, os pesquisadores descobriram que 62% da correspondência está associada com fatores genéticos.

Segundo explicaram, os genes que determinam a aptidão de um indivíduo em lidar com as letras também influenciam a habilidade dessa pessoa em lidar com os números. Além disso, essa bagagem genética está associada com pouco mais da metade da habilidade que as pessoas têm com temas relacionados com as humanas e com exatas.

Isso significa que se você se dá bem na área de humanas e ciências sociais, mas acredita ser um pouco desastrado com a matemática, na verdade, você é muito mais habilidoso com os números do que você pensava.

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir