O mega-assalto em Araçatuba (SP) e a situação dos assaltantes
22/10/2017 às 16:09 Ler na área do assinanteNa última segunda-feira, cerca de 30 homens protagonizaram um mega-assalto, com muita violência e um policial morto, em Araçatuba-SP.
Faturaram cerca de R$ 10 milhões em dinheiro vivo.
Até o momento não foram identificados. Se o forem e restarem presos, provavelmente serão soltos numa audiência de custódia, e se processados e condenados, passarão alguns meses em algum presídio, sob as graças das garantias estatais, saindo em seguida pela progressão de pena.
Podem se dedicar a suas carreiras criminosas com poucos riscos e muitos benefícios. Esse tipo de crime compensa com sobras no Brasil.
Registrado o ocorrido, mais um entre muitos, registro algumas opiniões que colhi sobre o que fazer, de acordo com a posição política de cada um:
- Bolsonarista: pena de morte.
- Conservador: prende e joga a chave fora, pelo menos até se ter a garantia de que não voltarão a delinquir.
- Libertário: armem a sociedade civil, e alguma bala perdida acabará os encontrando cedo ou tarde, prender é desperdício de dinheiro público.
- Centrista isentão: temos de respeitar o devido processo legal e melhorar a eficiência da polícia.
- Esquerdista: tiraram dinheiro de uma empresa de valores, fizeram bem.
E você, o que acha?
Aurélio Schommer
Membro do Conselho Curador na Fundação Cultural do Estado da Bahia - Funceb e Membro Titular no Conselho Estadual de Cultura da Bahia.