
Revelada a surpreendente causa do apagão que atingiu a Europa
28/04/2025 às 13:14 Ler na área do assinante
A operadora portuguesa de redes energéticas, REN, afirmou nesta segunda-feira (28/4) que o apagão que afetou Portugal e outros países da Europa foi provocado por um fenômeno atmosférico incomum denominado vibração atmosférica induzida.
De acordo com a REN, o blecaute teve origem em uma falha na rede elétrica espanhola causada por oscilações anômalas nas linhas de transmissão de alta tensão (400 kV), resultado de variações extremas de temperatura no interior da Espanha. O fenômeno, conhecido como vibração atmosférica induzida por Ging, teria gerado falhas de sincronização entre os sistemas elétricos, desencadeando uma série de perturbações em toda a rede europeia interligada.
A empresa alertou que a normalização do fornecimento de energia poderá levar até uma semana, dada a complexidade do fenômeno e a necessidade de reequilibrar os fluxos elétricos internacionais. Além da Península Ibérica, partes do País Basco, na França, também foram brevemente afetadas.
O que já se sabe até o momento:
- O apagão começou por volta das 12h30, horário local (7h30 de Brasília), impactando principalmente Portugal e Espanha.
- Diversos serviços essenciais, como trens, linhas de metrô e aeroportos internacionais, foram gravemente comprometidos.
- Inicialmente, autoridades portuguesas chegaram a associar o apagão a um possível ciberataque, mas a hipótese foi descartada posteriormente pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa.
Relatos nas redes sociais relatam apagões em diversas cidades portuguesas, incluindo Lisboa, onde o aeroporto foi fechado e todos os voos foram cancelados. Em meio à crise, houve uma corrida por alimentos e água em supermercados, com filas que chegaram a ultrapassar uma hora de espera. A Unidade Local de Saúde Santa Maria ativou um plano de contingência às 14h locais, suspendendo todos os atendimentos programados.
Na Espanha, a situação também é crítica: aeroportos e sistemas de metrô ficaram paralisados nas principais cidades. Madri declarou estado de emergência nível 2 — numa escala que vai até 3 —, com o Aeroporto de Barajas ainda sem energia e o metrô completamente parado.
Segundo o jornal espanhol El País, o Hospital La Paz, um dos maiores da capital espanhola, adotou medidas emergenciais para poupar energia, desligando luzes não essenciais e suspendendo atividades de atendimento não urgente até terça-feira (29/4). Atualmente, o hospital opera com cinco geradores a diesel e mantém outros três de reserva, cuja autonomia é de aproximadamente 12 horas. Para prevenir um colapso nos serviços médicos, caminhões-tanque foram solicitados para garantir o abastecimento de combustível.
Nas últimas semanas, a possibilidade de prisão de Jair Bolsonaro absurdamente se tornou realidade. A cruel perseguição contra o ex-presidente, seus aliados e sua família parece não ter limites! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Tudo sobre aquele pleito eleitoral foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Aproveite e torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline