
Uma das maiores empresas de aviação do Brasil toma decisão drástica para não falir
27/04/2025 às 15:50 Ler na área do assinante
A Voepass Linhas Aéreas entrou com um pedido de recuperação judicial na noite da última terça-feira (22), cerca de um mês após ter suas operações suspensas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em razão de irregularidades e preocupações com a segurança de seus voos. Este é o segundo pedido de recuperação apresentado pela empresa nos últimos anos, com o objetivo de reorganizar suas finanças e tentar assegurar a continuidade de suas atividades.
O pedido foi protocolado em Ribeirão Preto (SP), e nele a Voepass revelou possuir uma dívida superior a R$ 400 milhões, grande parte referente a obrigações trabalhistas e compromissos com pequenas e médias empresas. Em comunicado, a companhia destacou que a medida é estratégica para reestruturar seu capital e reorganizar completamente suas operações.
“Esta foi a única alternativa para assegurar que a Voepass continue oferecendo um serviço essencial ao desenvolvimento do Brasil”, afirmou a empresa.
A situação financeira da Voepass deteriorou-se ainda mais após o acidente ocorrido em agosto de 2024, em Vinhedo (SP), que resultou na morte de 62 pessoas. O trágico episódio levou a Latam a suspender o uso de quatro aeronaves operadas em regime de codeshare com a Voepass, além de desencadear a suspensão total das operações da empresa pela Anac.
Com a paralisação, milhares de passageiros foram diretamente afetados e o fluxo de caixa da companhia, já fragilizado, sofreu um impacto ainda maior. A crise também teve consequências severas para os funcionários: a empresa realizou demissões em massa nos setores de tripulação, aeroportuário e de apoio, justificando a reestruturação como necessária para adequar o quadro de pessoal à nova realidade operacional.
A expectativa agora é que, com a aprovação do pedido de recuperação judicial, a Voepass consiga negociar suas dívidas e redesenhar seu modelo de negócios, buscando retomar gradualmente suas operações no mercado aéreo brasileiro.
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