Morre conhecido jornalista, considerado ícone da imprensa brasileira

Ler na área do assinante

O jornalista e poeta Wilson Augusto Figueiredo faleceu no último domingo (20/4), no Rio de Janeiro, aos 100 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada pela família. Com uma carreira que atravessou décadas, Figueiredo é considerado um ícone da imprensa brasileira.

Natural de Castelo, no Espírito Santo, nasceu em 29 de julho de 1924 e passou a juventude em Belo Horizonte, onde deu início à trajetória jornalística aos 20 anos. Em 1957, transferiu-se para o Rio de Janeiro e, ao longo dos anos, construiu uma sólida carreira atuando em diversos veículos de comunicação, com destaque para o Jornal do Brasil, onde permaneceu por 45 anos e exerceu funções como editorialista, colunista, redator e comentarista político.

Na redação do JB, colaborou com nomes como Carlos Castello Branco, Antônio Callado, Ferreira Gullar, Alberto Dines e Zózimo Barroso do Amaral, participando de uma das mais significativas reformas gráficas e editoriais da imprensa brasileira. Em 1961, foi o primeiro jornalista a antecipar a renúncia do então presidente Jânio Quadros, episódio marcante na história política nacional.

Além do Jornal do Brasil, trabalhou na Agência Meridional, Folha de Minas, O Jornal, Última Hora, e nas revistas Manchete e Mundo Ilustrado.

Entre suas principais obras estão o livro de poesias A Mecânica do Azul (1946), o relato histórico 1964: o último ato (2015), sobre os eventos que antecederam o regime militar, e De Lula a Lula (2016), uma compilação de artigos políticos publicados entre 2003 e 2010.

Wilson Figueiredo deixa quatro filhos.

Nas últimas semanas, a possibilidade de prisão de Jair Bolsonaro absurdamente se tornou realidade. A cruel perseguição contra o ex-presidente, seus aliados e sua família parece não ter limites! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Tudo sobre aquele pleito eleitoral foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime"um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Aproveite e torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

da Redação