
Escândalos incessantes atormentam o Judiciário e confissão de servidor vem à tona (veja o vídeo)
19/04/2025 às 15:44 Ler na área do assinante
Numa avalanche de escândalos que estão atormentando o Poder Judiciário, um vídeo aterrorizante de um ex-assessor do Tribunal de Justiça do Piauí está circulando insistentemente nas redes sociais.
Matéria sobre o assunto foi publicada recentemente pelo site jurídico Migalhas.
João Gabriel Costa Cardoso confessou à Polícia Civil que participou de esquema de fraudes em mais de 100 processos que tramitaram na Corte. Preso em outubro do ano passado, ele detalhou a vulnerabilidade que explorou no sistema do tribunal e a forma como os desvios ocorriam, envolvendo advogados e intermediários.
Em seu depoimento, João Gabriel explicou que identificou uma fragilidade no sistema do TJ/PI que permitia a alteração do e-mail de servidores cadastrados. Com essa mudança, era possível solicitar uma nova senha e assumir o perfil do servidor no PJe.
O ex-assessor disse que o esquema envolvia a criação de acessos remotos para um desembargador e o uso desses logins para a manipulação dos processos. Ele detalhou que, por meio de uma ferramenta, conseguiu solicitar a mudança do e-mail funcional do magistrado, seguindo orientações do próprio sistema de suporte interno do tribunal.
"Eu solicitei isso através do GLPI. O sistema entrou em contato comigo informando que, para solicitar a senha, eu teria que alterar o e-mail do desembargador, que estava utilizando um e-mail pessoal, para o e-mail funcional. Eles me ensinaram o passo a passo e eu fiz", confessou.
João Gabriel revelou que o esquema envolvia uma terceira pessoa ligada ao gabinete em que trabalhava. Essa pessoa intermediava os pagamentos entre advogados e os responsáveis pelas alterações processuais.
"Eu não sei te informar o valor total movimentado, eu sei o valor que eu recebi. Essa terceira pessoa era quem intermediava os pagamentos. O advogado cobrava do cliente e repassava o valor para essa pessoa, que então me passava a parte que era minha", explicou.
Segundo ele, uma planilha contendo mais de 100 processos fraudados foi armazenada em um local que não está no computador. Ele também mencionou que o login do PJe facilitava o acesso aos processos e permitia que assinaturas fossem feitas remotamente sem a necessidade de um token de segurança.
Veja o vídeo:
Nas últimas semanas, a possibilidade de prisão de Jair Bolsonaro absurdamente se tornou realidade. A cruel perseguição contra o ex-presidente, seus aliados e sua família parece não ter limites! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Tudo sobre aquele pleito eleitoral foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Aproveite e torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline