Trump faz congelamento bilionário e diz que Harvard pode perder autorização de matricular alunos estrangeiros
17/04/2025 às 06:40 Ler na área do assinanteNa segunda-feira (14), Harvard se tornou a primeira universidade a desafiar abertamente o governo Trump, que exige mudanças amplas para limitar o ativismo na instituição.
E assim começou uma verdadeira ‘guerra’ entre Harvard: a universidade mais antiga e rica dos Estados Unidos, com uma marca tão poderosa que seu nome virou sinônimo de prestígio. Contra o governo de Donald Trump: determinado a ir mais longe do que qualquer outro em uma tentativa de remodelar o ensino superior no país.
Como primeira medida, o governo afirmou que está congelando cerca de US$ 2,3 bilhões (R$ 13,5 bilhões) em recursos destinados à universidade.
Não satisfeito com o corte nas verbas, Trump avança ainda mais em seu obstinado objetivo. Nesse sentido, o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS, na sigla em inglês) afirmou que a Universidade Harvard poderá perder a autorização para matricular estudantes estrangeiros, caso não atenda às exigências do governo.
O governo quer que a instituição forneça informações sobre vistos dos alunos.
Além do cancelamento nos subsídios, o governo anunciou o possível corte na matrícula dos estrangeiros.
Foi enviada uma carta à universidade exigindo, até 30 de abril, registros sobre o que ela chamou de “atividades ilegais e violentas” de estudantes estrangeiros com visto.
“E se Harvard não puder comprovar que está em total conformidade com seus requisitos de notificação, a universidade perderá o privilégio de matricular estudantes estrangeiros”, afirmou em comunicado.
O porta-voz de Harvard afirmou que a universidade mantém sua declaração feita no início da semana de que “não abrirá mão de sua independência nem renunciará a seus direitos constitucionais”, ao mesmo tempo em que garantiu que cumprirá a lei.
Trump foi categórico:
"Todo mundo sabe que Harvard ‘perdeu o rumo’. Harvard tem contratado quase todos os ‘wokes’, idiotas e ‘cérebros de passarinho’ que só são capazes de ensinar FRACASSO aos alunos e aos chamados ‘futuros líderes’".
E concluiu:
"Harvard é uma PIADA, ensina ódio e estupidez, e não deveria mais receber verbas federais".
Assim, ambos os lados estão firmes em uma disputa que pode testar os limites do poder do governo e a autonomia que transformou as universidades americanas em polos de atração para acadêmicos de todo o mundo.
Nas últimas semanas, a possibilidade de prisão de Jair Bolsonaro absurdamente se tornou realidade. A cruel perseguição contra o ex-presidente, seus aliados e sua família parece não ter limites! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Tudo sobre aquele pleito eleitoral foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:
Aproveite e torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
da Redação