Decisão de Moraes que trava a extradição de traficante é juridicamente errada e absurda
16/04/2025 às 12:02 Ler na área do assinanteO traficante transportou 52 quilos de cocaína para Barcelona. O jornalista Oswaldo Eustáquio criticou o STF.
Realmente, não há como se equiparar essas duas condutas para exigir reciprocidade da Espanha.
Sob esse aspecto, o jurista André Marsiglia enumerou algumas questões fundamentais para o entendimento do quão absurda é a decisão do ministro Alexandre de Moraes.
Confira:
“A decisão do ministro Moraes, travando extradição de traficante à Espanha, após Espanha negar extradição de Eustáquio ao Brasil, está errada. Algumas considerações jurídicas.
1) A decisão de Moraes cita o artigo I do Tratado de extradição entre Brasil e Espanha, que estabelece compromisso de reciprocidade entre os países. Ou seja, se o Brasil extradita pessoas para a Espanha, a Espanha tem de fazer o mesmo em relação ao Brasil.
2) Acontece que Moraes esquece que a reciprocidade não se aplica de forma irrestrita. É o caso de o fato ser considerado político por um dos países (art.IV, 1, f do Tratado)
3) A Espanha considerou político o crime de que Eustáquio é acusado, está, portanto, cumprindo o Tratado, e essa decisão espanhola não cabe, por óbvio, a Moraes questionar.
4) A menos que o ministro considere tráfico de drogas um crime político, e justifique assim travar a extradição, a decisão de Moraes está errada e quem está descumprindo o Tratado é o Brasil. É isso que provavelmente será a resposta da Espanha.
Pelo visto, para além dos EUA, o STF também comprará briga com a Espanha.
O Tratado excepciona da reciprocidade também os casos que não são puníveis nos dois países. A Espanha entendeu o caso Eustáquio como político porque considera o que fez liberdade de expressão, algo que lá (e nem aqui) é crime.
Por fim, Moraes converteu a prisão preventiva do extraditado em domiciliar e o mandou para casa.
Fora que extradição, um assunto da diplomacia, do Executivo, segundo a CF, também passou a ser absorvido como parte do rol de funções do STF, pelo visto."
Nas últimas semanas, a possibilidade de prisão de Jair Bolsonaro absurdamente se tornou realidade. A cruel perseguição contra o ex-presidente, seus aliados e sua família parece não ter limites! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Tudo sobre aquele pleito eleitoral foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:
Aproveite e torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
da Redação