
Xandão perdeu o senso do ridículo, mas detém um poder quase ilimitado
09/04/2025 às 11:18 Ler na área do assinante
Eu poderia estar aqui me indignando com esse uso do ‘reductio ad hitlerum’, que fala mais sobre De Moraes do que sobre o X. Afinal, Goebbels representava um governo que se dedicava a fabricar uma verdade oficial, livre de “desinformação” e “fake news” que ameaçassem as “instituições”.
Mas confesso que não consegui me indignar. Só dei uma gostosa gargalhada. De Moraes realmente perdeu o senso do ridículo. Hitler ascendeu ao poder na Alemanha sem o X ou qualquer rede social, mas De Moraes acha que, se tivesse o X, Hitler conquistaria o Reino Unido e os Estados Unidos. Seria uma guerra midiática, em que ingleses e americanos, tal qual zumbis, se transformariam em nazistas ao mero contato com a rede social. Hitler não precisaria de nenhuma divisão Panzer, a conquista se daria na base dos memes. Patético.
Parei de rir, no entanto, quando lembrei que De Moraes detém um poder quase ilimitado no Brasil. Uma pessoa com esse tipo de ideia investida de poder não é engraçada, é perigosa. Porque trata-se de um pensamento autoritário, que somente admite a circulação das ideias “certas”. Fosse vivo, Goebbels estaria pensando em um modo de regular as redes sociais.
Marcelo Guterman. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.
Nas últimas semanas, a possibilidade de prisão de Jair Bolsonaro absurdamente se tornou realidade. A cruel perseguição contra o ex-presidente, seus aliados e sua família parece não ter limites! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Tudo sobre aquele pleito eleitoral foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Aproveite e torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline