
Previsão do jornal britânico Financial Times sobre o julgamento de Bolsonaro assombra o "sistema"
01/04/2025 às 16:54 Ler na área do assinante
O Financial Times publicou reportagem em que afirma que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF pode transformá-lo em "mártir".
A matéria, bastante detalhada, classifica o julgamento como um evento "arriscado" para o cenário político brasileiro.
De acordo com o Financial Times, o inquérito que investiga uma suposta trama golpista aprofunda ainda mais a polarização do país, dividindo os brasileiros entre aqueles que defendem a inocência do ex-mandatário e os que clamam por sua punição.
Em entrevista ao Financial Times, Bolsonaro voltou a alegar que está sendo alvo de perseguição política e que a intenção do processo seria retirá-lo da disputa eleitoral em 2026.
“Eles querem remover qualquer chance de meu nome estar nas urnas ano que vem — declarou o ex-presidente.”
A reportagem também menciona a recente movimentação de Eduardo Bolsonaro (PL), que se licenciou da Câmara dos Deputados e viajou para os Estados Unidos. Segundo o periódico, essa decisão faz parte de uma estratégia para angariar apoio internacional.
O periódico britânico destaca que um dos principais riscos do julgamento reside na possibilidade de fortalecimento político de Jair Bolsonaro. O texto argumenta que o processo pode elevar sua popularidade e até mesmo convertê-lo em uma figura de mártir para seus apoiadores, algo similar ao que aconteceu nos Estados Unidos com Donald Trump após a invasão do Capitólio em 2021.
Além disso, a publicação também faz uma análise sobre a credibilidade da Suprema Corte brasileira, que, segundo o jornal, vem sendo alvo de questionamentos ao longo dos anos, especialmente após a anulação das condenações do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Como parte desse contexto, o Financial Times menciona o caso recente da cabeleireira Débora Rodrigues, que mobilizou setores da direita brasileira na última semana, ampliando o debate sobre o papel do Judiciário na política nacional. Rodrigues é acusada de ter pichado a estátua da Justiça, posicionada em frente à Corte, mas movimentou a classe ao ter uma pena sugerida de 14 anos. Na última sexta-feira, Moraes permitiu sua prisão domiciliar.
Nas últimas semanas, a possibilidade de prisão de Jair Bolsonaro absurdamente se tornou realidade. A cruel perseguição contra o ex-presidente, seus aliados e sua família parece não ter limites! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Tudo sobre aquele pleito eleitoral foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Aproveite e torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline