Governo Lula age contra Pavinatto, mas sofre derrota colossal na Justiça

Ler na área do assinante

Em decisão que marcou uma derrota para a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia (PNDD), criada pelo governo Lula, o juiz Eduardo Rocha Penteado, da 14ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, extinguiu o processo movido contra o jurista, jornalista e colunista Tiago Pavinatto. A ação buscava a condenação do comunicador por suposta propagação de informações falsas sobre a visita do então ministro Flávio Dino ao Complexo da Maré.

Criada em janeiro de 2023, a PNDD, vinculada à Advocacia-Geral da União (AGU), vem sendo criticada por sua atuação considerada por muitos como um instrumento de intimidação judicial contra vozes dissidentes — uma prática conhecida internacionalmente como SLAPP (Strategic Lawsuits Against Public Participation), comum em regimes que tentam cercear a liberdade de imprensa e o direito à crítica.

Na ação protocolada em 26 de junho de 2023, o órgão do governo solicitava não apenas o pagamento de R$ 300 mil por supostos danos morais coletivos, como também exigia que Pavinatto publicasse um vídeo em suas redes sociais se retratando por declarações feitas sobre a visita institucional de Dino. A medida foi duramente criticada por setores da sociedade civil e defensores da liberdade de expressão, que associaram a atuação da PNDD ao fictício “Ministério da Verdade” descrito na distopia "1984", de George Orwell.

Na decisão, o juiz Rocha Penteado rejeitou os pedidos da AGU, destacando que os direitos fundamentais — especialmente os ligados à liberdade de expressão e à informação — são prerrogativas do cidadão frente ao Estado, e não o contrário.

“Tais direitos correspondem a prerrogativas que historicamente pertencem aos indivíduos, e, em sua essência, são exercidos e oponíveis pelo cidadão em face do Estado, jamais o contrário”, afirmou o magistrado em seu parecer.

Recentemente, Pavinatto lançou o livro “Da Silva: A Grande Fake News da Esquerda”, que já se tornou um best seller. Essa obra já está mira da censura e sua distribuição corre o risco de ser proibida. Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/da-silva-a-grande-fake-news-da-esquerda?_pos=1&_psq=...

Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime"um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Contamos com você!

da Redação