
Vaza revelação bombástica e inadmissível sobre nota do Itamaraty contra EUA
27/02/2025 às 10:22 Ler na área do assinante
O ministro Alexandre de Moraes foi consultado sobre a nota do Itamaraty contra os Estados Unidos. A notícia absurda e que revela a situação deprimente da diplomacia brasileira, foi divulgada pela jornalista Isabel Mega, da CNN.
Transcrevemos:
“Alvo indireto de críticas do governo Donald Trump, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi consultado pelo Itamaraty antes da publicação de uma nota de reação.
Moraes foi ouvido tanto sobre aspectos jurídicos quanto sobre o conteúdo da postagem feita pelo Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos.
Até aqui, a orientação do Ministério das Relações Exteriores era evitar uma escalada e não cair em provocações. Isso, no entanto, mudou após a postagem feita pelos americanos na rede social X e uma resposta começou a ser construída.
Fontes da diplomacia avaliam que a batalha está só começando e que houve uma ‘institucionalização’, ainda que o Departamento de Hemisfério Ocidental tenha um nível hierárquico menor. Isso porque o órgão não deixa de ser um braço simbólico do Departamento de Estado americano.
A publicação foi lida como uma ‘provocação’, o que não poderia render ao Brasil a posição de ficar em cima do muro. A resposta do Itamaraty, publicada horas depois da postagem americana, foi milimetricamente pensada para vir em um tom ‘duro’ e ‘proporcional’.
Reservadamente, há uma avaliação de que se o governo Trump dobrar a aposta e aumentar a pressão sobre o Brasil, a situação pode escalar. A orientação dada nesta quarta-feira (26) é não retroceder.
Sobre o assunto, o jurista André Marsiglia fez o seguinte comentário:
“Isso explica o tom pouco diplomático da diplomacia brasileira. O Estado comprou uma briga que não era sua para defender o aliado do governo. Um erro estratégico absurdo. Se o STF está exposto, os demais têm de conciliar. Agora, todos estão expostos.”
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Contamos com você!