Mudança drástica no clima acende alerta na população
25/02/2025 às 10:11 Ler na área do assinanteAs temperaturas elevadas que têm castigado grande parte do Brasil nos últimos dias devem continuar sem trégua. Uma nova onda de calor já se forma e deve impactar diversas regiões do país, com máximas bem acima da média para o período.
O fenômeno começa atingindo a Região Sul na última semana de fevereiro e, logo em seguida, se espalha para o Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Segundo o portal Meteored, durante a primeira semana de março, além do calor intenso, o tempo seco e as chuvas irregulares dificultarão o avanço de frentes frias.
As temperaturas podem alcançar entre 37°C e 39°C em diversas localidades, incluindo o Rio Grande do Sul, oeste e noroeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, norte de Minas Gerais, interior do Nordeste e regiões de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Já no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, os termômetros devem marcar 34°C, 36°C e 33°C, respectivamente.
Nesta terça-feira (24), Porto Alegre pode registrar impressionantes 40°C, marca que também poderá ser atingida no Rio de Janeiro na sexta-feira (28).
A expectativa é que as temperaturas comecem a diminuir apenas na segunda semana de março, quando há previsão de chuvas mais generalizadas para o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Este já é o terceiro episódio de calor extremo registrado no Brasil em 2025. A primeira onda ocorreu entre 17 e 23 de janeiro, enquanto a segunda, entre 2 e 12 de fevereiro, ambas impactando fortemente o Rio Grande do Sul.
Previsão de chuvas no Carnaval
Apesar do forte calor, algumas regiões do país devem ter chuvas nos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o dia 3 de março, o calor combinado com alta umidade favorecerá pancadas de chuva, principalmente na Região Norte.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) intensificará as chuvas no nordeste do Pará, Maranhão, Piauí e Ceará, com acumulados acima de 80 mm. No interior da Bahia, Pernambuco e Alagoas, o tempo deve permanecer seco.
No Centro-Oeste, estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás terão chuvas isoladas, podendo ultrapassar 80 mm no noroeste de Mato Grosso.
No Sudeste, as chuvas serão esparsas, mas poderão ser intensas localmente, especialmente no sudeste de São Paulo, onde os volumes podem ultrapassar 60 mm ao longo da semana.
Na Região Sul, o início da semana será de tempo firme, mas a partir de quarta-feira (26), a nebulosidade aumenta, trazendo pancadas de chuva, com acumulados inferiores a 30 mm. Apesar disso, a combinação de calor e umidade pode resultar em tempestades localizadas.
O Brasil enfrenta mais um período de calor intenso, e a recomendação é se manter hidratado e evitar exposição prolongada ao sol durante os horários mais quentes do dia.
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:
Contamos com você!
da Redação