
URGENTE: Em pleno voo, avião declara emergência e o motivo é assustador
20/02/2025 às 09:18 Ler na área do assinante
Um Airbus A320 da Azul precisou declarar emergência por baixo nível de combustível na tarde desta quarta-feira (19), após não conseguir pousar em dois aeroportos distintos devido às más condições meteorológicas.
O voo AD4781 partiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, às 13h23, com destino a São Luís (MA). No entanto, ao tentar aterrissar, a aeronave enfrentou chuvas intensas, trovoadas e ventos acima de 35 km/h. Em seguida, uma nova tentativa foi feita em Teresina (PI), mas as condições adversas impediram o pouso mais uma vez. Diante da situação, o piloto decidiu seguir para Parnaíba (PI), onde conseguiu pousar em segurança às 17h49.
O comandante comunicou a emergência ao controle de tráfego aéreo de Teresina: "4871 informa mayday fuel". O termo Mayday indica emergência, enquanto fuel significa combustível em inglês.
Antes da declaração de emergência, o piloto já havia tentado aterrissar em São Luís e arremeteu em Teresina ao se aproximar da pista. Ele então questiona o controlador sobre as condições climáticas em Parnaíba, São Luís e se houve melhora em Teresina. O controlador confirma que o tempo em Parnaíba era favorável para o pouso.
De acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a emergência deve ser declarada quando o nível de combustível da aeronave é suficiente para menos de 30 minutos de voo. As regulamentações exigem que uma aeronave tenha combustível suficiente para cobrir a rota planejada (Campinas-São Luís), um aeroporto alternativo (Teresina) e ainda manter uma reserva mínima para 30 minutos adicionais de voo.
Após o pouso em Parnaíba, a aeronave foi reabastecida e seguiu para São Luís, seu destino original, onde os passageiros desembarcaram.
Posicionamento da Azul
A Azul afirmou que o pouso ocorreu em "total segurança" e atribuiu o desvio às condições meteorológicas adversas. A companhia também destacou que prestou toda a assistência necessária aos passageiros, conforme prevê a Resolução 400 da Anac.
"A Azul ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia", declarou a empresa em nota.
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Contamos com você!