A nova tentativa de tapeação de Lula... Não cola mais

Ler na área do assinante

Lula teve mais uma fabulosa ideia, que a ninguém ocorreu antes, um verdadeiro ovo de colombo: acabar com os "atravessadores", como chamavam os antigos.

Lembro de criança ouvir falar desses temíveis "atravessadores", que atuavam no Ceasa para lucrar às custas do povo, que tinha que pagar mais caro pela comida. Uma imoralidade!

Com o tempo, fui compreendendo que os "atravessadores" não passavam de atacadistas, que compravam em grande quantidade para vender, depois, no varejo, para quem não tinha como ir até o Ceasa. Ontem, como hoje, os governantes de plantão tentavam esconder a sua incompetência atrás de algum bode expiatório.

Hoje, faço compras em um atacarejo, que também vende para pequenos comerciantes de bairro. Estes levam as mercadorias para as periferias, facilitando a vida de quem vive longe e precisa comprar alguma coisa com urgência. Claro, os atacadistas ganham alguma coisa com isso, mas esse lucro é reflexo do valor agregado ao produto, que sai de um lugar inacessível para um lugar acessível.

O atacadista também agrega valor para a indústria. Imagine que a Petrobrás tivesse que montar uma estrutura comercial para atender diretamente a todos os postos de gasolina. O atacadista substitui essa estrutura comercial, e cobra por isso.

Claro, todas essas coisas são óbvias, mas não para o "homem do povo", que pode comprar a valor de face esse tipo de mistificação. E Lula, que sabe muito bem a diferença entre indústria, atacadista e varejista, aproveita-se da ignorância do povo para tirar o corpo fora, que é a única coisa que sabe fazer com maestria. A julgar pelo seu nível de popularidade, esse papo cola cada vez menos.

Nem vou comentar o resto de sua fala, lamentando a privatização da BR Distribuidora (se é para usar estatal para controlar preço de combustível, por que não fazer isso com a Petrobrás?), e jogando a culpa do aumento do diesel sobre os governadores. Essa terceirização de culpas pode animar a claque, mas o povo parece querer mais solução do que falatório.

Marcelo Guterman. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.

Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime"um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar