URGENTE: A partir do relatório da OEA sobre Moraes, Trump vai agir contra Lula

Ler na área do assinante

A possível divulgação de um relatório crítico da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pode desencadear uma resposta contundente dos Estados Unidos contra o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Caso o documento aponte arbitrariedades nas decisões de Moraes, Donald Trump poderá adotar novas medidas que impactem negativamente a economia brasileira, além da já anunciada taxação do aço.

A informação é do Metrópoles

Assessores próximos ao presidente norte-americano afirmam que o Brasil vive sob uma "ditadura" comandada por Moraes e pelo Palácio do Planalto, com o objetivo de "perseguir opositores" e "censurar" redes sociais. Entre esses conselheiros, destacam-se Elon Musk, que mantém contato direto com Trump na Casa Branca e defende abertamente o impeachment de Lula, e Jason Miller, estrategista da campanha republicana e ex-assessor detido em Brasília em 2021 por determinação de Moraes.

Aliado de Jair Bolsonaro, Trump já demonstrou interesse em elevar o tom contra o governo brasileiro. Um relatório contundente da OEA serviria como justificativa para endurecer sua postura e impor restrições ao Brasil no cenário internacional.

Ainda não há confirmação sobre o teor final do relatório, mas três fatores sugerem que ele pode ser severo. O primeiro é o fato de a OEA ser amplamente financiada pelos Estados Unidos, que, sob a gestão de Trump, destinaram US$ 50 milhões à entidade—valor que representa metade do orçamento total da organização, custeado pelos demais 33 países membros. Um relatório que não reflita os interesses norte-americanos poderia resultar no corte desse financiamento, estratégia já adotada por Trump com a agência USaid e ONGs acusadas de favorecer a esquerda globalmente.

Outro fator relevante são as recentes declarações de Pedro Vaca Villarreal, relator da OEA que esteve no Brasil ouvindo figuras políticas de diferentes espectros, incluindo Moraes e Bolsonaro. Em entrevista, Villarreal afirmou que as acusações contra Moraes são "impressionantes", enquanto Bolsonaro relatou que o relator garantiu um "relatório sincero" sobre a situação do país.

Pelo visto a chegada de Donald Trump já está fazendo efeito. De fato, o presidente americano, segundo fontes próximas, considera algumas decisões do STF uma afronta diplomática séria. Há sinais de que sanções contra o Brasil estão sendo analisadas, tanto como forma de pressionar o governo brasileiro, quanto para reafirmar o compromisso de Trump com a liberdade política de aliados estratégicos.

Dessa vez não será como 2022 - onde ninguém pode, sequer, questionar nada. A briga agora é contra Donald Trump e Elon Musk. Querem esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime"um best seller no Brasil.

O livro, que na verdade é um "documento", já se transformou em um arquivo histórico, devido ao seu corajoso conteúdo. São descritas todas as manobras do "sistema" para trazer o ex-presidiário Lula de volta ao poder, os acontecimentos que desencadearam na perseguição contra Bolsonaro e todas as 'tramoias' da esquerda. Eleição, prisões, mídia, censura, perseguição, manipulação e muito mais... Está tudo documentado. Obviamente, esse livro está na "mira" da censura e não se sabe até quando estará a disposição do povo brasileiro... Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

da Redação Ler comentários e comentar