O diagnóstico de Gleisi sobre o derretimento de Lula
15/02/2025 às 16:18 Ler na área do assinanteGleisi Hoffmann, ainda presidente do PT, coloca claramente o seu diagnóstico sobre a impopularidade do chefe. Os culpados são:
1) o mercado financeiro, que especulou com o câmbio, afetando os preços dos alimentos, além de fazer terrorismo fiscal;
2) os governadores, que aumentaram o ICMS sobre os combustíveis;
3) o BC, que aumentou os juros;
4) a extrema-direita, que espalhou a fake news sobre o PIX.
Desta análise, se conclui que se não existissem mercado financeiro, governadores, BC e oposição, o governo Lula teria a mesma popularidade de Kim Jong-un.
Já que esses detalhes da paisagem não vão sumir com um passe de mágica, será preciso trabalhar. E o que fazer? Gleisi dá a sua receita:
1) cuidar dos preços dos alimentos como o presidente determinou;
2) dar gás e remédios grátis para a população;
3) reajustar a tabela do IR para isentar quem ganha até R$ 5 mil/mês.
4) aumentar a oferta de crédito para o povo;
5) fazer a disputa política com a oposição.
Com exceção do “cuidar dos preços dos alimentos”, que em si não faz sentido algum (a não ser que Gleisi esteja sugerindo a volta dos fiscais do Sarney), as outras iniciativas seriam ótimas, não fossem os detalhes listados pela presidente do PT.
No caso, dar gás e remédios e mudar o limite de isenção do IR esbarram no terrorismo fiscal do mercado, o crédito farto esbarra nos juros altos do BC e a disputa política (leia-se fake news do bem) esbarra na 'máquina de fake news do mal da oposição'. Definitivamente, a popularidade do presidente seria muito melhor se nada disso existisse.
Marcelo Guterman. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:
Contamos com você!