![Em 2019, Bolsonaro fez Trump desistir da tarifa do aço... E agora Lula?](https://fotos.jornaldacidadeonline.com.br/uploads/fotos/220x0_1739292091_67ab7dbb7fb1d.jpeg)
![Imagem em destaque](https://fotos.jornaldacidadeonline.com.br/uploads/fotos/650x0_1739464269_67ae1e4d32fe4.jpeg)
O Palácio do Planalto está mobilizado para alinhar o discurso do petista Lula e de seus ministros diante das medidas anunciadas por Donald Trump, que afetam diretamente o Brasil.
A coordenação desse ajuste de tom está sendo conduzida pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira. Segundo apurado, Sidônio tem orientado os integrantes do governo a não reagirem com declarações que possam incentivar uma guerra comercial entre os dois países. Para ele, o protecionismo de ambos os lados não traria benefícios a nenhuma das partes.
A recomendação é clara: os ministros devem adotar um discurso de “cautela” e “maturidade”, destacando que ainda há espaço para negociações até março, quando a sobretaxa sobre o aço e o alumínio brasileiros começará a vigorar.
Sidônio elogiou, em conversas internas, a postura adotada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Na última terça-feira (11/2), Padilha afirmou à imprensa que o Brasil não pretende entrar em conflito com os Estados Unidos e destacou a importância do livre comércio.
“Guerra comercial não faz bem para ninguém. O Brasil não estimula e não entrará em nenhuma guerra comercial. Somos sempre favoráveis ao fortalecimento do livre comércio”, declarou Padilha.
Membros da equipe econômica de Lula acreditam que há chances de negociar um acordo de cotas para a exportação de aço brasileiro, como ocorreu em 2018, durante o primeiro mandato de Trump.
Na ocasião, o então presidente dos Estados Unidos autorizou um acordo que estabeleceu cotas de exportação sem a aplicação de sobretaxas. A expectativa agora é que Trump possa adotar uma solução semelhante, evitando um conflito comercial mais acirrado entre os dois países.
A preocupação é geral! Trump não quer conversa com Lula.
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:
![Imagem em destaque](https://fotos.jornaldacidadeonline.com.br/uploads/fotos/650x0_1709738978_65e88be297c22_hd.jpeg)
Contamos com você!