O ex-deputado distrital Carlos Tabanez, dono de um dos principais clubes de tiro de Brasília, foi alvo de mandado de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (11/2) durante a Operação Dissimulo, deflagrada pela Polícia Federal (PF). A investigação apura fraudes em licitações e contratos públicos envolvendo a empresa R7 Facilities, da qual Tabanez é ligado.
A R7 Facilities é responsável pela gestão contratual de manutenção da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) e mantém diversos contratos com o governo federal para prestação de serviços gerais. O ex-deputado é suspeito de atuar em conluio com outras empresas para fraudar processos licitatórios. O advogado da empresa, Alair Ferraz, também está entre os investigados.
Fraudes e uso de "laranjas"
As investigações identificaram que o grupo utilizava “laranjas” como sócios das empresas para ocultar a verdadeira identidade dos proprietários. No total, a Polícia Federal cumpriu 26 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal. Oito empresas, incluindo a R7 Facilities, estão na mira da operação.
A apuração começou após uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo publicada no ano passado, revelando indícios de irregularidades nos contratos. O grupo investigado mantém dezenas de contratos vigentes com a Administração Pública, incluindo um com a própria Polícia Federal, que também se tornou alvo das investigações.
Esquema de vantagens indevidas
De acordo com a nota divulgada pela Polícia Federal, as investigações iniciadas em abril de 2024 apontam que as empresas envolvidas formaram uma associação para fraudar licitações. Utilizando vínculos societários, familiares e trabalhistas, o grupo teria apresentado falsas declarações à administração pública para obter benefícios fiscais, garantindo assim uma vantagem indevida em relação aos concorrentes legítimos.
Investigação da CGU
A Controladoria-Geral da União (CGU) também investiga a R7 Facilities. Em janeiro de 2025, a CGU abriu um Processo Administrativo de Responsabilização (PAR) para apurar possíveis violações à Lei Anticorrupção e à Lei de Licitações. Outras duas empresas do Distrito Federal — Defender Conservação e Limpeza LTDA e GSI Serviços Especializados LTDA — também estão sob investigação no mesmo processo.
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:
Contamos com você!
da Redação