Parlamentar apresenta projeto contra Pelé e causa grande repercussão em Três Corações

11/02/2025 às 10:28 Ler na área do assinante

Três Corações (MG), a cidade natal de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, pode passar por uma absurda mudança histórica. 

Tudo isso graças ao vereador da cidade Ricardo Ferreira (Avante), que entrou com um projeto de lei que busca remover o nome do jogador lendário de três locais da cidade:

Além disso, inicialmente, o projeto incluía a Praça Pelé, com a proposta de voltar a se chamar Coronel José Martins, mas esta parte foi retirada antes da apresentação formal à Comissão de Justiça da Câmara.

O vereador alega que as homenagens a Pelé desconsideram figuras locais que tiveram um papel importante na história da cidade. Segundo ele, o excesso de tributos ao ex-jogador “apaga” a memória de outras personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do município.

A proposta, no entanto, gerou forte repercussão e contrariedade, tanto entre membros da Câmara Municipal, quanto na comunidade local. 

O presidente da Câmara Municipal, Wesley Michel Rezende Dardaque (Podemos), manifestou-se publicamente contra o projeto:

“Ferreira mencionou, no começo do ano, que tinha interesse em apresentar o projeto. Eu disse que não concordava. Não falo pela Câmara. Entretanto, como vereador, vou me posicionar contra”, afirmou Dardaque em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

O pesquisador Fernando Ortiz, estudioso da trajetória de Pelé e um dos responsáveis por transformar a casa onde o ex-jogador viveu na infância em um ponto turístico da cidade, a “Casa Pelé”, foi convidado a argumentar contra o projeto. 

Ortiz optou por escrever uma carta explicando por que considera inadmissível a remoção das homenagens. 

A casa onde Pelé passou parte da infância, que se tornou um importante ponto de visitação, chega a atrair cerca de 300 turistas por dia, o que demonstra o quão relevante continua a figura do atleta para o município. 

Atualmente, o projeto está em análise na Comissão de Constituição, Redação, Justiça e Cidadania da Câmara Municipal. O parecer deve ser emitido até o dia 21 de fevereiro. Se aprovado, o projeto seguirá para votação em plenário. Caso contrário, será arquivado.

Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime"um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Contamos com você!

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir