Clima extremo atinge diretamente as escolas

10/02/2025 às 13:20 Ler na área do assinante

Devido à forte onda de calor prevista para os próximos dias, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul determinou o adiamento do início do ano letivo nas 2.320 escolas estaduais. As aulas, que começariam nesta segunda-feira (10), foram suspensas e devem ser retomadas na próxima semana.

A decisão foi tomada após o pedido do Centro dos Professores Estaduais do Rio Grande do Sul (CPERS Sindicato), em razão das altas temperaturas, que podem superar os 40°C e gerar sensação térmica acima de 50°C, conforme previsão da MetSul. A situação é considerada perigosa para a saúde e a vida das pessoas, segundo alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Escolas sem infraestrutura adequada

O CPERS Sindicato destacou que grande parte das escolas estaduais não possui ar-condicionado e, mesmo onde os aparelhos estão instalados, há problemas com a rede elétrica para suportar a demanda. O pedido de adiamento também pressiona o governo estadual a buscar soluções para mitigar os efeitos do calor extremo nas instituições de ensino.

Ainda segundo a entidade, algumas prefeituras já haviam decidido adiar o retorno das aulas, antecipando-se à decisão judicial.

Oposição do governo estadual

O governo do Rio Grande do Sul recorreu da decisão, argumentando que 42% dos alunos da rede pública estão em situação de vulnerabilidade social e que a escola é um espaço fundamental de acolhimento e segurança para essas crianças e adolescentes, especialmente enquanto seus pais trabalham.

"A suspensão compromete o cumprimento do calendário escolar e afeta a rotina de milhares de famílias", afirmou a defesa do governo.

No entanto, a desembargadora responsável pelo caso reforçou a necessidade da medida, apontando o deslocamento em meio ao calor extremo como um risco para alunos, professores e funcionários. Ela também destacou que eventos climáticos severos são parte de um "novo normal" que exige ações concretas e urgentes para minimizar seus impactos.

Onda de calor se espalha pelo país

A Climatempo alerta que a onda de calor, prevista para o período de 12 a 18 de fevereiro, também deve elevar as temperaturas em outros estados. No Rio de Janeiro, os termômetros podem ultrapassar os 40°C, assim como no noroeste de Minas Gerais, no oeste da Bahia e no sertão de Pernambuco e Piauí.

Para as capitais São Paulo e Belo Horizonte, a previsão é de até 35°C, enquanto Vitória poderá atingir 38°C.

Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime"um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Contamos com você!

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir