Jornalista Oswaldo Eustáquio vence mais um ‘round’ na Espanha na luta contra Xandão
07/02/2025 às 10:25 Ler na área do assinanteA Justiça espanhola suspendeu o julgamento do jornalista Oswaldo Eustáquio, previamente marcado para esta quinta-feira (6). O órgão da Audiência Nacional analisaria um pedido de extradição feito pelo governo brasileiro e também uma solicitação para que começasse a cumprir pena no país.
A suspensão foi decidida pelo 'Juzgado Central de Instruccion', responsável pela fase de investigação criminal antes do julgamento.
Diante da suspensão, a defesa do jornalista entendeu que o pedido de prisão preventiva perdeu o objeto. Eustáquio tem dois mandados de prisão preventiva no Brasil emitidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Os advogados baseiam-se no artigo 312, do Código de Processo Penal brasileiro, que prevê as condições para que se determine a prisão preventiva. O instrumento pode ser utilizado só em casos de crimes contra a ordem pública ou econômica, ou quando há risco de fuga ou de obstrução da justiça.
Eustáquio não se encaixa em nenhuma dessas condições.
“Sendo uma pessoa que está à disposição da Justiça espanhola, colaborando com as autoridades públicas do país, e com residência fixa para que seja encontrado, não é necessário que ele seja preso por nenhuma razão“.
A suspensão do julgamento pode ser considerada a 3ª vitória do jornalista contra o Estado brasileiro. Em junho de 2023, a Interpol negou a inclusão de Eustáquio em sua lista de notificações vermelhas.
O pedido havia sido feito pela Polícia Federal por ordem do ministro Alexandre de Moraes. A negativa da Interpol se deveu ao fato de sua política impedir a inclusão de pessoas que tenham solicitado asilo ou refúgio em algum país.
Eustáquio havia pedido refúgio no Paraguai. Também no país, ele obteve um documento provisório de permanência emitido pela Conare (Comissão Nacional para Apátridas e Refugiados) paraguaio.
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:
Contamos com você!
da Redação