URGENTE: Ante a força de Trump, Panamá recua, afasta-se da China e deve facilitar uso do canal pelos EUA

Ler na área do assinante

O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, surpreendeu ao anunciar que seu governo não renovará o memorando de entendimento assinado com a China em 2017, relacionado à Iniciativa da Rota da Seda. A decisão veio logo após uma reunião estratégica com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que expressou sérias preocupações sobre a crescente influência chinesa no Canal do Panamá.

Rubio deixou claro que a presença chinesa é “inaceitável” para Washington, insinuando que, caso mudanças não aconteçam, os Estados Unidos podem tomar ações para proteger seus interesses na região. Em uma resposta firme, Mulino garantiu que a soberania panamenha sobre o canal não está em jogo e destacou que a operação do canal é responsabilidade exclusiva do Panamá.

Além disso, ele revelou que concessões portuárias feitas a empresas chinesas estão sendo auditadas por seu governo. O presidente ainda reiterou que o Panamá se afastará da Iniciativa da Rota da Seda, mas não especificou quando o acordo será formalmente encerrado.

A visita de Rubio desencadeou protestos em várias partes da Cidade do Panamá, onde manifestantes expressaram oposição à presença do secretário de Estado e ao que consideram interferência dos EUA nos assuntos internos do país.

Com essa decisão, o Panamá reforça seu papel como aliado estratégico dos Estados Unidos na América Latina, assumindo uma posição de resistência às ambições geopolíticas de Pequim.

Karina Michelin. Jornalista.

Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime"um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar