Morre ex-deputada, conhecida pelo vídeo do "dinheiro na bolsa" (veja o vídeo)

03/02/2025 às 15:49 Ler na área do assinante

A ex-deputada federal e distrital Eurides Brito faleceu nesta segunda-feira (3), aos 87 anos, em Brasília. Professora e ex-secretária de Educação do Distrito Federal, ela estava internada no Hospital Santa Lúcia do Gama. A causa da morte não foi divulgada até o momento.

Natural do Pará, Eurides Brito teve uma longa trajetória na política do Distrito Federal. Foi deputada federal entre 1991 e 1993 e deputada distrital de 1999 a 2006. Antes disso, entre 1979 e 1984, atuou como secretária de Educação e Cultura durante o governo de Aimé Lamaison.

No entanto, sua carreira política foi marcada por escândalos. Em 2017, foi condenada em primeira instância por corrupção passiva. Dois anos depois, a condenação foi confirmada em segunda instância devido às investigações da Operação Caixa de Pandora, que também levou à prisão do ex-governador José Roberto Arruda, em 2010.

Na época, um vídeo mostrou Eurides Brito guardando maços de dinheiro em sua bolsa, em um esquema de propina. Apesar de negar envolvimento e se recusar a renunciar ao mandato, teve sua candidatura cassada ainda em 2010, tornando-se inelegível.

Acusações e condenação

O Ministério Público do Distrito Federal (MPDF) denunciou Eurides Brito pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A investigação apontou que ela teria recebido propina do ex-governador Arruda e do ex-vice Paulo Octávio em troca de apoio político.

Os repasses ilegais teriam ocorrido entre setembro e dezembro de 2006, e novamente de setembro de 2007 a novembro de 2009. Na segunda fase do esquema, o dinheiro teria sido entregue para garantir apoio a projetos do Executivo na Câmara Legislativa do DF.

Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime"um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Contamos com você!

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir