Deportados dos EUA chegam ao Brasil e cenas são chocantes (veja o vídeo)
25/01/2025 às 19:00 Ler na área do assinanteA Polícia Federal (PF) informou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que os brasileiros deportados dos Estados Unidos nesta sexta-feira (24/1) desembarcaram em Manaus algemados. Ao chegarem ao Brasil, foram soltos e receberam alimentação e acesso a banheiros.
Entenda o caso
- O primeiro voo de deportação da nova gestão Trump trouxe brasileiros em situação migratória irregular, que desembarcaram algemados e foram liberados pela PF no Brasil.
- O ministro Lewandowski ordenou a retirada das algemas assim que os deportados pisassem em solo brasileiro.
- Inicialmente, o voo deveria pousar em Belo Horizonte (MG), mas precisou fazer uma parada em Manaus para reabastecimento. Problemas técnicos na aeronave impediram a continuação da viagem.
- Por determinação do presidente Lula, a Força Aérea Brasileira (FAB) será responsável pelo transporte dos deportados de Manaus para Belo Horizonte.
- Dos 158 passageiros do voo, pertencentes a diferentes nacionalidades, 88 eram brasileiros, segundo fontes do Itamaraty.
O Ministério da Justiça de Lula classificou a situação como uma violação dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros e afirmou que está trabalhando para garantir que o restante da viagem ocorra com dignidade e segurança.
Os brasileiros deportados neste voo não foram presos durante o governo Trump, mas sim sob a administração do ex-presidente Joe Biden. As detenções ocorreram antes da posse de Trump, em 20 de janeiro. Outro voo com deportados já havia chegado ao Brasil no dia 10 de janeiro, também durante o governo Biden, transportando 100 passageiros.
Em nota oficial, o Ministério da Justiça destacou que "a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis".
Lewandowski comunicou o episódio ao presidente Lula, que determinou que a FAB providenciasse o transporte dos deportados até Belo Horizonte.
A Polícia Federal garantiu que os brasileiros não seriam novamente detidos pelas autoridades americanas e assegurou condições de acolhimento no aeroporto de Manaus. No local, foram fornecidos colchões, alimentos, água e acesso a banheiros com chuveiros.
O presidente Donald Trump, que retomou o cargo recentemente, tem reforçado sua política de combate à imigração ilegal. No dia de sua posse, decretou "emergência nacional" na fronteira com o México, autorizando o envio de 4 mil soldados para reforçar o controle na região.
Assista:
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:
Contamos com você!
da Redação