Itaú despenca em ranking dos maiores bancos do Brasil e lidera em quesito negativo
25/01/2025 às 09:38 Ler na área do assinanteO Nubank ultrapassou o Itaú e assumiu a terceira posição entre os maiores bancos do Brasil em 2024, considerando o número de clientes. Os dados foram divulgados pelo Banco Central nesta quinta-feira (23).
A liderança do setor continua com a Caixa Econômica Federal, que soma 154,2 milhões de clientes entre pessoas físicas e jurídicas. Em seguida, está o Bradesco, com 109,1 milhões. O Nubank agora ocupa a terceira posição, com 100,8 milhões, deixando o Itaú para trás, com 98,5 milhões de clientes.
O crescimento acelerado do Nubank foi um dos destaques do ano. A fintech registrou um aumento de 14,7 milhões de clientes em 2024, consolidando-se como o banco que mais expandiu sua base no período. Outra instituição digital, o Banco Inter, também teve um avanço significativo, com um acréscimo de 6 milhões de clientes.
O Banco Central também divulgou o ranking de reclamações contra instituições financeiras. Segundo os dados mais recentes, o Itaú lidera em número de queixas, com 58,2 mil ocorrências registradas em 2024.
Além do crescimento expressivo no Brasil, o Nubank foi incluído na lista das 100 empresas mais influentes do mundo em 2024, segundo a revista Time. O banco também se tornou a instituição financeira mais valiosa da América Latina, superando o Itaú em valor de mercado.
O Nubank foi a única empresa brasileira a figurar no ranking deste ano. Em 2023, a fintech conquistou 19,3 milhões de novos clientes e lançou 40 novos produtos. Em maio, tornou-se o primeiro banco digital fora da Ásia a ultrapassar a marca de 100 milhões de clientes.
David Vélez, CEO do Nubank, enfatizou a importância da inclusão financeira no cenário digital. Para ele, quem depende exclusivamente de dinheiro físico fica “marginalizado” e “excluído” do desenvolvimento econômico. A Time, por sua vez, ressaltou que ainda existem 1,4 bilhão de pessoas no mundo que utilizam apenas dinheiro físico.
A avaliação da Time para a seleção das empresas mais influentes não se baseia apenas em dados financeiros. Segundo Sam Jacobs, editor-chefe da publicação, o critério inclui um conjunto de fatores, como impacto, inovação, ambição e sucesso.
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:
Contamos com você!