Uma das maiores empresas do mundo anuncia demissão em massa
25/01/2025 às 01:05 Ler na área do assinanteA Amazon anunciou o encerramento de suas operações na província de Québec, no Canadá, o que resultará na demissão de 1,7 mil funcionários, em sua maioria trabalhadores das áreas de logística e armazém. A decisão veio após sindicatos ocuparem espaços dentro de uma das instalações da companhia.
De acordo com o The New York Times, a medida representa uma mudança brusca na estratégia da empresa na região. A Amazon havia investido na abertura de três centros de entrega em 2021 e mais um em 2024. Além disso, mantinha um pequeno centro de distribuição e dois armazéns para classificação de pacotes no Québec.
Uma porta-voz da Amazon afirmou que o fechamento das sete instalações faz parte de um plano para manter a qualidade do serviço, garantindo maior economia aos clientes no longo prazo. Com a decisão, a empresa voltará a operar na região dentro do modelo adotado antes de 2020, utilizando empresas terceirizadas para o transporte dos pacotes.
Sindicalização e embate com a Justiça trabalhista
O primeiro sindicato da Amazon no Canadá reuniu cerca de 230 trabalhadores de armazém em Laval, Montreal. A empresa, no entanto, contestou a sindicalização na Justiça, argumentando que a certificação sindical era inválida, pois os funcionários manifestaram apoio assinando cartões sindicais, em vez de votarem por voto secreto.
A decisão judicial, desfavorável à Amazon, foi emitida em outubro, pouco antes do período de compras de fim de ano. O consultor do setor Marc Wulfraat afirmou que a empresa teme que a sindicalização se espalhe para outras unidades. Atualmente, a Amazon emprega mais de 46 mil pessoas no Canadá.
François-Philippe Champagne, ministro da Inovação do Canadá, expressou sua insatisfação com a decisão da Amazon em uma postagem no Twitter/X, afirmando: “Não é assim que se faz negócios no Canadá”. Já a Confédération des Syndicats Nationaux, entidade que representa os trabalhadores, declarou que foi informada dos fechamentos apenas por um e-mail enviado por um dos advogados da empresa.
O fechamento das operações no Québec reforça o impacto das disputas trabalhistas sobre as decisões estratégicas da Amazon, além de levantar debates sobre direitos sindicais e modelos de negócios no setor de logística.
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:
Contamos com você!