Faltou um plano de marketing no PIX

Ler na área do assinante

Não se pode lançar uma medida que afetará cada um de nós sem antes desenvolver um vasto plano de comunicação, justamente para impedir a possibilidade de alguém influente não entender, segundo eles.

Nikolas nunca disse que o pix iria se taxado, mas sim que você passaria a ser analisado.

Faltou o governo explicar o que pretendia, processar o Nikolas é um abuso.

Eu estava presente quando os economistas Persio Arida e André Lara Resende apresentaram as 7.00 da manhã em Brasília o Plano Cruzado.

8 economistas haviam elaborado o plano por 6 meses, mas esqueceram um pequeno detalhe, que apontei na hora das perguntas.

“Vocês tomaram o cuidado de trazerem a valor presente os preços industriais, vendidos a prazo de 30 , 60 e 90 dias? Eles embutem uma inflação de 16, 32, e 48% que não mais irá ocorrer.”

“Não”, foi a resposta, pasmem.

Todos haviam esquecido esse detalhe que basicamente aumentou brutalmente os preços industriais num plano de congelamento dos preços.

Fim do plano, e levamos mais 20 anos para estancar a hiperinflação.

Foi esse fato que me fez cunhar uma frase pela qual sou conhecido “não são os grandes planos que dão certo, são os pequenos detalhes”.

E assim foi com todos os planos econômicos de lá para cá. Algum ou outro detalhe foi esquecido.

A reação de pânico do Pérsio e André revelou para todos na plateia que eles haviam esquecido.

Vieram depois se desculpar que estudaram Israel e Argentina que estavam em hiperinflação e não mais vendiam a prazo.

Virei o herói da reunião, ( “quem é ele ?) e os dois vieram perguntar que mais eu poderia sugerir. Acabei sendo contratado como sub secretário do Planejamento.

“Como está o plano de Marketing do Plano Cruzado, os anúncios , imagens o plano de comunicação ?”

“Marketing? O que é isso ? “ dito por dois professores de economia que nunca trabalharam na vida.

Liguei para a DPZ, e fui para São Paulo elaborar tardiamente o Plano de Marketing do Plano Cruzado com o publicitário Neil Ferreira.

Que em menos de meia hora cunhou  a frase “Cruzado , o Dólar Verde e Amarelo” que acalmou o mercados e outras medidas. Evitamos um possível pânico.

Mas o Plano Cruzado nasceu errado, bichado, e esse erro infantil dos 8 economistas gerou a guerra do deflator que esqueceram.

Que paralisou a economia por 2 meses. Fim do Plano.

Logo na minha vida percebi a farsa que é essa “ciência” econômica, criada por Adam Smith quando marketing sequer existia e a maior empresa era um oficina de alfinetes. É uma ciência que claramente parou no tempo.

50 anos depois, esses economistas ou pseudo, como Haddad, não aprenderam nada, e vocês todos ainda acreditam em economistas.

Assustador, mas eu felizmente depois desse incidente  nunca mais acreditei neles.

Stephen Kanitz. Consultor de empresas e conferencista brasileiro, mestre em Administração de Empresas da Harvard Business School e bacharel em Contabilidade pela Universidade de São Paulo.

Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime"um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Contamos com você!

Ler comentários e comentar