Não se pode lançar uma medida que afetará cada um de nós sem antes desenvolver um vasto plano de comunicação, justamente para impedir a possibilidade de alguém influente não entender, segundo eles.
Nikolas nunca disse que o pix iria se taxado, mas sim que você passaria a ser analisado.
Faltou o governo explicar o que pretendia, processar o Nikolas é um abuso.
Eu estava presente quando os economistas Persio Arida e André Lara Resende apresentaram as 7.00 da manhã em Brasília o Plano Cruzado.
8 economistas haviam elaborado o plano por 6 meses, mas esqueceram um pequeno detalhe, que apontei na hora das perguntas.
“Vocês tomaram o cuidado de trazerem a valor presente os preços industriais, vendidos a prazo de 30 , 60 e 90 dias? Eles embutem uma inflação de 16, 32, e 48% que não mais irá ocorrer.”
“Não”, foi a resposta, pasmem.
Todos haviam esquecido esse detalhe que basicamente aumentou brutalmente os preços industriais num plano de congelamento dos preços.
Fim do plano, e levamos mais 20 anos para estancar a hiperinflação.
Foi esse fato que me fez cunhar uma frase pela qual sou conhecido “não são os grandes planos que dão certo, são os pequenos detalhes”.
E assim foi com todos os planos econômicos de lá para cá. Algum ou outro detalhe foi esquecido.
A reação de pânico do Pérsio e André revelou para todos na plateia que eles haviam esquecido.
Vieram depois se desculpar que estudaram Israel e Argentina que estavam em hiperinflação e não mais vendiam a prazo.
Virei o herói da reunião, ( “quem é ele ?) e os dois vieram perguntar que mais eu poderia sugerir. Acabei sendo contratado como sub secretário do Planejamento.
“Como está o plano de Marketing do Plano Cruzado, os anúncios , imagens o plano de comunicação ?”
“Marketing? O que é isso ? “ dito por dois professores de economia que nunca trabalharam na vida.
Liguei para a DPZ, e fui para São Paulo elaborar tardiamente o Plano de Marketing do Plano Cruzado com o publicitário Neil Ferreira.
Que em menos de meia hora cunhou a frase “Cruzado , o Dólar Verde e Amarelo” que acalmou o mercados e outras medidas. Evitamos um possível pânico.
Mas o Plano Cruzado nasceu errado, bichado, e esse erro infantil dos 8 economistas gerou a guerra do deflator que esqueceram.
Que paralisou a economia por 2 meses. Fim do Plano.
Logo na minha vida percebi a farsa que é essa “ciência” econômica, criada por Adam Smith quando marketing sequer existia e a maior empresa era um oficina de alfinetes. É uma ciência que claramente parou no tempo.
50 anos depois, esses economistas ou pseudo, como Haddad, não aprenderam nada, e vocês todos ainda acreditam em economistas.
Assustador, mas eu felizmente depois desse incidente nunca mais acreditei neles.
Stephen Kanitz. Consultor de empresas e conferencista brasileiro, mestre em Administração de Empresas da Harvard Business School e bacharel em Contabilidade pela Universidade de São Paulo.
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:
Contamos com você!