Discurso de Sportpalast de Joseph Goebbels. Ministro da 'Secom' de Hitler
15/01/2025 às 21:09 Ler na área do assinanteO local era o Palácio dos Esportes (Sportpalast) de Berlim, o ano era 1943, o mês era fevereiro. A guerra (2ª) já não estava sendo favorável às forças do Eixo.
O orador, o ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels.
Num discurso que fora considerado o ápice de sua retórica, Goebbels afirmou publicamente pela primeira vez os riscos que a Alemanha estava correndo.
Embora esse discurso fosse para o povo, o ministro da propaganda de Hitler selecionou os ouvintes para que, infiltrados na massa, pudessem aplaudir efusivamente suas palavras.
Goebbels deixou claro em seu discurso a ameaça que representava o judaísmo internacional.
Repetidamente registrava que queriam trazer o caos para o Reich e reafirmava que a Alemanha pretendia tomar medidas mais radicais. 'Totaler Krieg', Guerra Total.
Essa 'Guerra Total' necessitava de medidas de austeridade a toda população e que estas deveriam ser temporárias.
Goebbels também contra-atacava relatos (da imprensa) que os civis alemães estavam perdendo a fé na vitória de seu 'Fuher'.
O discurso de Goebbels é bem mais longo e já começava a tratar de extermínio de judeus e da "solução final", mas isso é assunto para outra conversa.
Em outro universo...
O local era o Palácio do Planalto, o ano era 2025, o mês era janeiro. A Comunicação do governo já não estava sendo favorável ao governo.
O orador, o recém empossado ministro da Comunicação de Lula da Silva, Sidônio Palmeira...
Henrique Alves da Rocha
Coronel da Polícia Militar do Estado de Sergipe.