Discurso de Sportpalast de Joseph Goebbels. Ministro da 'Secom' de Hitler

Ler na área do assinante

O local era o Palácio dos Esportes (Sportpalast) de Berlim, o ano era 1943, o mês era fevereiro. A guerra (2ª) já não estava sendo favorável às forças do Eixo.

O orador, o ministro da propaganda de Adolf Hitler,  Joseph Goebbels.

Num discurso que fora considerado o ápice de sua retórica, Goebbels afirmou publicamente pela primeira vez os riscos que a Alemanha estava correndo.

Embora esse discurso fosse para o povo, o ministro da propaganda de Hitler selecionou os ouvintes para que, infiltrados na massa, pudessem aplaudir efusivamente suas palavras.

Goebbels deixou claro em seu discurso a ameaça que representava o judaísmo internacional.

Repetidamente registrava que queriam trazer o caos para o Reich e reafirmava que a Alemanha pretendia tomar medidas mais radicais. 'Totaler Krieg', Guerra Total.

Essa 'Guerra Total' necessitava de medidas de austeridade a toda população e que estas deveriam ser temporárias.

Goebbels também contra-atacava relatos (da imprensa) que os civis alemães estavam perdendo a fé na vitória de seu 'Fuher'.

O discurso de Goebbels é bem mais longo e já começava a tratar de extermínio de judeus e da "solução final", mas isso é assunto para outra conversa.

Em outro universo...

O local era o Palácio do Planalto, o ano era 2025, o mês era janeiro. A Comunicação do governo já não estava sendo favorável ao governo.

O orador, o recém empossado ministro da Comunicação de Lula da Silva, Sidônio Palmeira...

Foto de Henrique Alves da Rocha

Henrique Alves da Rocha

Coronel da Polícia Militar do Estado de Sergipe.

Ler comentários e comentar