Mais de 2 mil presos não voltam da "saidinha" e secretário do Governo Lula diz que taxa é "muito baixa" e defende benefício
12/01/2025 às 13:40 Ler na área do assinanteO secretário Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) do Governo Lula, André Garcia, afirmou que a taxa de fuga de presos beneficiados pela saidinha de Natal é “muito baixa” em relação aos ganhos proporcionados pela reintegração social dos apenados. A declaração ocorreu após um levantamento revelar que, entre os 49.095 presos liberados em 16 estados e no Distrito Federal no fim de 2024 e início de 2025, 2.131 não retornaram às unidades prisionais, o que corresponde a 4,3%.
Em sua análise, Garcia ressaltou que a saída temporária, prevista na Lei de Execução Penal, desempenha um papel essencial na humanização do sistema prisional e na redução da reincidência criminal.
“O benefício permite que o apenado em regime semiaberto fortaleça seus laços familiares e sociais, aspectos fundamentais para sua reintegração. Embora reconheçamos a necessidade de melhorar o monitoramento, a grande maioria retorna normalmente, sem incidentes”, afirmou.
Um absurdo!
O Rio de Janeiro liderou proporcionalmente em número de fugas, com 14% dos 1.494 beneficiados não retornando. Em termos absolutos, São Paulo registrou o maior número de evasões: 1.292 presos não retornaram às unidades prisionais. Outros estados, como Espírito Santo, Santa Catarina e Maranhão, também relataram fugitivos. Na Paraíba, apenas um dos 41 beneficiados fugiu e já foi recapturado.
Por outro lado, estados como Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco e Tocantins optaram por não conceder o benefício. Três estados não responderam, e Minas Gerais informou que ainda não compilou os dados.
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:
Contamos com você!