Conhecido músico, fundador de grupo famoso, morre aos 82 anos
11/01/2025 às 21:20 Ler na área do assinanteO Rio Grande do Sul perdeu um dos maiores nomes de sua música tradicionalista, Nésio Alves Corrêa, conhecido como Gildinho. Fundador e líder do grupo Os Monarcas, ele faleceu neste sábado (11), aos 82 anos, após uma longa batalha de 20 anos contra o câncer. Gildinho estava a apenas uma semana de completar 83 anos.
Gildinho descobriu um tumor na tireoide há duas décadas e, entre períodos de tratamento e retorno da doença, seguiu nos palcos com Os Monarcas, grupo que ajudou a fundar em 1972 e que se tornou um ícone da música tradicionalista gaúcha. No último dia 20 de novembro, ele foi internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, devido a sangramentos e dores ósseas. Durante a internação, os médicos identificaram também um tumor na próstata.
A morte de Gildinho foi registrada às 17h15 deste sábado. Sua filha, Sandra Márcia Borges Corrêa, lembrou com emoção os últimos momentos do pai: “Ele já não conseguia se expressar, mas fazia um esforço para cantar o tempo todo. Fazia movimentos com as mãos como se estivesse tocando a gaita e olhava pra gente. Foi um guerreiro, enfrentou tudo com bravura”.
Sob a liderança de Gildinho, Os Monarcas gravaram 50 discos, recebendo dez discos de ouro e prêmios como o extinto Prêmio Sharp e o Prêmio Açorianos, do qual foram vencedores em quatro edições. Entre as inúmeras homenagens ao longo da carreira, Gildinho foi patrono da Semana Farroupilha, recebeu o Troféu Guri, do Grupo RBS, e a Medalha do Mérito Farroupilha, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Conhecido como o "taura da moda antiga", Gildinho tornou-se um símbolo da música regionalista e um exemplo de perseverança para os amantes da cultura gaúcha.
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:
Contamos com você!
da Redação