Personalidade histórica da direita, morreu o político francês Jean-Marie Le Pen. A notícia do óbito foi confirmada pela família Le Pen nesta terça-feira (7). Sua filha, Marine, certamente seguirá os seus passos, não obstante as desavenças políticas que teve com o pai.
De qualquer forma, o fundador do partido Frente Nacional, que conseguiu unir uma direita fragmentada nas décadas de 1960 e 1970, fez do seu nome e da sua família um império político.
Nacionalista declarado, Le Pen via a União Europeia como um projeto supranacional que usurpava os poderes dos Estados-nação (ressentimento semelhante ao que levou o Reino Unido a deixar o bloco com o Brexit, em 2020). Uma mistura combativa de populismo, eloquência e carisma, ele também conseguiu capturar o descontentamento dos eleitores com a questão da imigração e estabilidade de emprego.
Ex-soldado nas guerras coloniais da França, ele disputou cinco eleições presidenciais. Surpreendeu o mundo ao chegar ao segundo turno presidencial em 2002, perdendo então para Jacques Chirac.
Jean-Marie Le Pen foi condenado em diversas ocasiões pela Justiça francesa. Em agosto de 2015, em flagrante guerra familiar, foi expulso pela própria filha da agremiação que fundou.
Agora rebatizado de Reagrupamento Nacional e comandado por Marine Le Pen conseguiu 42% dos votos em 2022, firmou-se como força política relevante, representando hoje a terceira maior força na Assembleia Nacional Francesa.
Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:
Contamos com você!