Aos 93 anos, morre um dos sobreviventes da maior atrocidade que o mundo já viu

Ler na área do assinante

Shigemi Fukahori, um dos sobreviventes do bombardeio atômico de Nagasaki, faleceu aos 93 anos, deixando um legado marcado pela defesa incansável da paz mundial. A notícia foi divulgada neste domingo (5) pela Igreja Católica Urakami, onde Fukahori costumava orar diariamente até o ano passado.

Ele faleceu na última sexta-feira (3) em um hospital de Nagasaki, no sudoeste do Japão, devido a causas naturais relacionadas à idade, conforme reportado pela mídia local.

Fukahori tinha apenas 14 anos quando, em 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram a bomba atômica sobre Nagasaki, causando a morte de dezenas de milhares de pessoas, incluindo membros de sua família. Ele trabalhava em um estaleiro a cerca de três quilômetros do epicentro da explosão.

O ataque a Nagasaki ocorreu três dias após o bombardeio de Hiroshima, que resultou em 140 mil mortes. Esses eventos levaram à rendição do Japão e ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Por décadas, Fukahori evitou falar sobre a tragédia. Apenas 15 anos atrás, durante uma visita à Espanha, ele encontrou um sobrevivente do bombardeio de Guernica, ocorrido em 1937, e se sentiu encorajado a compartilhar sua história.

Memórias dolorosas e compromisso com a paz

Em um depoimento à emissora NHK em 2019, Fukahori relembrou o horror vivido no dia do ataque:

“Ouvi uma voz pedindo ajuda. Quando me aproximei e estendi minha mão, a pele da pessoa derreteu. Ainda me lembro de como foi isso.”

Ao longo dos anos, Fukahori se tornou um importante símbolo da luta contra armas nucleares. Durante a visita do Papa Francisco a Nagasaki, em 2019, foi ele quem entregou uma coroa de flores brancas ao pontífice. No ano seguinte, representou as vítimas da bomba em uma cerimônia, reafirmando seu compromisso:

“Estou determinado a enviar nossa mensagem para fazer de Nagasaki o último lugar onde uma bomba atômica é lançada.”

Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime"um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar