Alagamento comparável ao do Rio Guaíba no RS atinge municípios do interior de SP

Ler na área do assinante

O Rio Capivari, que corta o interior de São Paulo, transbordou e chegou a atingir 5,17 metros de altura, causando alagamentos em Capivari e Monte Mor, na região metropolitana de Campinas, no último sábado (28).

Ao longo do domingo (29), o nível do rio baixou e chegou a 3,48 metros, ainda longe do normal, que varia entre 70 centímetros e 1,20 metro. Como comparação, durante as cheias do início do ano, o rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, chegou a 5,37 metros de altura no seu nível máximo.

Segundo a prefeitura de Monte Mor, cem famílias foram afetadas pelas cheias e, dessas, 70 tiveram que deixar suas casas.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a região de Campinas registrou os maiores índices pluviométricos do país entre quinta (26) e sexta-feira (27), com mais de 100 milímetros de chuva no período, equivalente a metade da média histórica para dezembro.

Felizmente, o tempo está firme nesta segunda-feira na região.

Em São José dos Campos, no Vale do Paraíba paulista, o domingo teve chuva de granizo e deslizamentos, concentrados na zona norte da cidade.

Em Jundiaí, a queda de um muro fez com que a lama invadisse uma casa na rua José Garcia Céspede. Três pessoas de uma família que morava no imóvel foram levadas para um hotel custeado pela prefeitura.

Quatro casas foram interditadas no domingo por causa de riscos estruturais nos bairros Jardim Carlos Gomes Jardim Tamoio e Bonfliglioli, de acordo com a Defesa Civil de Jundiaí.

Na Grande São Paulo, a cidade de Cajamar também registrou chuva de granizo, que gerou prejuízos materiais em vários bairros da cidade. Não há informação sobre feridos.

Os ventos fortes e a queda de granizo provocaram danos em veículos, destelhamentos de casas e atingiram um shopping da região. Ao menos 80 residências foram danificadas.

No estacionamento do Anhanguera Parque Shopping havia pelo menos cinco carros com vidros quebrados, além de dezenas com a lataria amassada.

Segundo a Enel, fornecedora de energia para a cidade, as chuvas que atingiram a Grande São Paulo no domingo não afetaram o sistema de distribuição de energia.

Ao todo, a Defesa Civil estadual disse ter distribuído nos últimos dias quase 1.400 itens de ajuda humanitária, como cestas básicas e produtos de higiene e de limpeza, a sete municípios paulistas: Caieiras, Cajamar, Flora Rica, Mauá, Santa Isabel, Suzano, Várzea Paulista.

Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime"um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Contamos com você!

Fonte: Folha de S.Paulo

da Redação Ler comentários e comentar