Morre o fundador do memorável "Sebo do Messias"

21/12/2024 às 14:04 Ler na área do assinante

Soube hoje, do falecimento do querido amigo Messias Antônio Coelho.

Foi o fundador do memorável Sebo do Messias, que fica localizado defronte ao Fórum João Mendes, na Praça com o mesmo nome em São Paulo/SP, onde advogava com frequência.

Passei a frequentar o sebo e fiquei amigo deste intelectual, culto, amável, gentil e inteligente com quem convivi nas décadas de 80, 90 e 2.000.

Era uma enciclopédia jurídica que se relacionava com grandes juristas brasileiros, de cujas famílias adquiria as bibliotecas jurídicas, sempre que faleciam. 

Conheci e advoguei com vários, apresentados por ele.

Dentre eles: Márcio Thomas Bastos (criminalista de escol e depois Ministro da Justiça); Fábio Konder Comparato e Celso Bastos (constitucionalistas eméritos); Saulo Ramos (o maior advogado que conheci – Advogado Geral da União e Ministro da Justiça, autor de um livro antológico “Código da Vida”); e muitos outros(as). 

Naqueles tempos, os livros jurídicos físicos eram indispensáveis e formei uma consistente biblioteca técnica (hoje relativamente “démodé”) com a sua orientação.

Sempre que tinha dúvidas ou necessidade de discorrer sobre alguma tese, recorria ao Messias para que me orientasse na escolha da melhor doutrina.

Sábio, conhecia os autores que tinham prestígio nos Tribunais...

Passávamos horas conversando em meio aos livros, sempre com um café e um papo espetacular.

Guardo ainda comigo, uma preciosidade completa garimpada por ele: “Tratado de Direito Privado” de Pontes de Miranda, autografado pelo autor, que ele gentilmente me presenteou.

Certa feita conseguiu um original das Ordenações Filipinas, em 3 volumes – obra rara e berço do Direito brasileiro, a qual depois presentei o grande jurista catarinense e professor da UFSC Nicolau Apóstolo Pitsica (pai do hoje Desembargador Diogo Pitsica), que desenvolvia uma tese de conclusão de doutorado sobre a obra.

Muito do que conquistei na formação da minha carreira na advocacia devo ao Messias, de quem sempre me lembrarei com um imenso carinho, profunda admiração, gratidão e respeito.

Luiz Carlos Nemetz

Advogado membro do Conselho Gestor da Nemetz, Kuhnen, Dalmarco & Pamplona Novaes, professor, autor de obras na área do direito e literárias e conferencista. @LCNemetz

Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir