Família de deputado e presidente do PT é alvo da PF em esquema de grilagem e corrupção

Ler na área do assinante

Um vasto esquema de grilagem de terras, exploração ilegal de madeira e fraudes relacionadas à geração de créditos de carbono está sendo desvendado na Amazônia.

A ação, chamada de Expurgare, revela envolvimentos de figuras de destaque na política estadual, como Dionísia Soares Campos, filha do deputado estadual Sinésio Campos, presidente do Partido dos Trabalhadores no Amazonas, e de seu marido, Juliano Valente, diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM).

Durante a operação, dois servidores públicos foram presos, enquanto Juliano Valente foi afastado de suas funções no IPAAM. Além dele, outros quatro funcionários do órgão, responsável pela fiscalização e licenciamento ambiental no estado, também perderam seus cargos.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em propriedades vinculadas a Dionísia Soares Campos, que atualmente ocupa o cargo de superintendente de Agricultura e Pecuária do Amazonas.

Em nota, o governo do Amazonas se manifestou contra práticas ilícitas cometidas por servidores públicos e assegurou que tomará as devidas providências, afastando e exonerando os envolvidos. O governo também reiterou o compromisso de colaborar integralmente com as investigações conduzidas pela Polícia Federal.

Essa fase da Operação Expurgare é um desdobramento da Operação Greenwashing, realizada em junho, que investigou crimes ambientais relacionados ao “esquentamento” de madeira ilegal.

Nesta fase, o foco principal é o suposto esquema de lavagem de ativos por meio da geração de créditos de carbono e exploração ilegal de recursos naturais.

De acordo com a Polícia Federal, o esquema pode ter movimentado até R$ 1,6 bilhão, valor que está em processo de bloqueio judicial.

As investigações estão sendo conduzidas pela Superintendência da Polícia Federal em Rondônia, com apoio de outros estados.

O caso expõe mais um capítulo da luta contra crimes ambientais e a corrupção que ameaça a preservação da Amazônia e seus recursos naturais.

Siga o Jornal da Cidade Online no Facebook: https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime"um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

O próprio Bolsonaro já conhece o livro:

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar