Governador da base do governo rebate a proposta de Lula e Lewandowski de criar uma nova polícia (veja o vídeo)
11/12/2024 às 21:30 Ler na área do assinanteOs Chefes dos Executivos estaduais participaram ontem, 10 de dezembro, do 16° Fórum Nacional de Governadores em Brasília.
Os Governadores debateram temas importantes para os estados, a exemplo do pacote de medidas econômicas anunciado pelo governo federal (reforma tributária), saúde, pobreza e, dentre outros, a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que visa fortalecer o combate ao crime organizado.
Dentre as propostas de mudanças na segurança pública está a criação de uma nova polícia, sob o comando do governo federal.
A criação de uma nova polícia, uma "guarda nacional" é um sonho antigo de Lula, dessa vez abraçado por seu ministro da justiça, Ricardo Lewandowski.
Essa proposta não é aceita pela oposição, pelos integrantes das forças policiais (já existentes e previstas no artigo 144 da constituição) e por muitos Governadores.
Quem defendeu a tese da não necessidade de criação de uma nova polícia foi o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, que mesmo sendo da base aliada de Lula, não acredita que a criação de uma nova polícia seja a solução do problema.
Mitidieri fez uma importante intervenção no Forum diretamente para o ministro da justiça e segurança pública, Ricardo Lewandowski:
"Quem faz a segurança pública no dia a dia, quem faz o combate no dia a dia, são os Estados, é a polícia militar, a polícia civil, a polícia penal... então o debate que temos que trazer pra cá vem do custeio, dos investimentos... constitucionalizar e criar fundo é importante, mas sem tirar a autonomia das polícias estaduais... A criação de uma nova polícia não é uma solução, mas se o governo federal quiser ser parte da solução ele precisa ser parte do financiamento do custeio diário ao combate do crime organizado."
Como policial militar tenho a mesma visão do governador Mitidieri, não há necessidade de uma criação de mais uma polícia, precisamos de um fundo nacional forte direcionado ao custeio e investimento para as já existentes Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Militares, Polícias Civis, Polícias Penais e Guardas Municipais.
Henrique Alves da Rocha
Coronel da Polícia Militar do Estado de Sergipe.