Brasil conquista primeiro título de Patrimônio Cultural Imaterial na área da alimentação; o Queijo Minas Artesanal
08/12/2024 às 15:26 Ler na área do assinanteA Unesco, através da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural de 1972, institui Títulos de Patrimônios Mundiais. As três áreas contempladas são as CULTURAIS, NATURAIS e MISTAS.
O Brasil conta com 23 Patrimônios Mundiais, sendo 15 deles como Patrimônios Culturais, 6 Patrimônios Naturais e 1 Patrimônio Misto, distribuídos por 17 dos seus estados.
Na categoria Imateriais, o Brasil detém 52 bens registrados. O Queijo Mineiro Artesanal é o primeiro patrimônio brasileiro da categoria na área da alimentação. É o reconhecimento por um produto genuinamente brasileiro com mais de 300 anos de tradição.
O Brasil conquistou o título no último dia 4 de dezembro, na 19ª sessão ordinária do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, realizada em Assunção, Paraguai.
Sugestão deste colunista: experimente com um bom cafezinho coado na hora!
Alexandre Siqueira
Jornalista independente - Colunista Jornal da Cidade Online - Autor dos livros Perdeu, Mané! e Jornalismo: a um passo do abismo..., da série Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Visite:
http://livrariafactus.com.br
http://livrariafactus.com.br