Mais da metade das novas lojas no Brasil fecham depois de poucos meses
26/11/2024 às 19:50 Ler na área do assinanteNo Brasil, enquanto milhares de novas lojas são abertas todos os meses, mais da metade acaba fechando as portas em pouco tempo. Um levantamento da empresa de inteligência geográfica Cortex, que atende marcas como McDonald’s, Boticário e Cacau Show, revelou dados alarmantes sobre a sobrevivência de novos negócios no país.
O estudo analisou o período entre janeiro de 2014 e agosto de 2024, constatando que, das 11,6 milhões de lojas abertas nesse intervalo, 7 milhões encerraram suas atividades. Isso equivale a 60,8% das novas lojas que não conseguem se manter ativas no Brasil.
A maior parte dessas inaugurações é composta por microempreendedores individuais (MEIs), que representam 69% das aberturas. No entanto, esse protagonismo também se reflete nos encerramentos: 88% das lojas que fecharam as portas pertencem a microempresas, revelando o quão difícil é a sobrevivência no mercado.
Um marco positivo ocorreu em 2021, com a retomada econômica pós-pandemia, quando o Brasil registrou o maior número de aberturas da década: 1,48 milhão de novas empresas. Em contrapartida, 2018 destacou-se como o ano com mais fechamentos no período analisado, com 1,14 milhão de encerramentos, superando as 992 mil aberturas daquele ano. Outro momento crítico foi em 2015, quando os fechamentos (920 mil) ultrapassaram as inaugurações (862 mil).
Já nos primeiros oito meses de 2024, o cenário apresentou maior equilíbrio: foram abertas 792 mil empresas, enquanto 576 mil encerraram suas atividades.
Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Torne-se nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Nas últimas semanas, o impeachment de Alexandre de Moraes ganhou força. Certamente, será o ponto de partida para colocar um fim em toda a cruel perseguição contra o ex-presidente Bolsonaro, seus aliados e a mídia independente como o JCO! O "sistema" quer esconder o que realmente aconteceu em 2022... Porém, para o "terror" do "sistema", tudo isso foi documentado no livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime", um best seller no Brasil. Não perca tempo. Caso tenha interesse, clique no link abaixo para adquirir essa obra:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
O próprio Bolsonaro já conhece o livro:
Contamos com você