Surpreendido pela vitória de Trump, Senador do PT já admite derrota de Lula em 2026
12/11/2024 às 19:35 Ler na área do assinanteA reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos ecoou mundialmente, impactando diretamente o cenário político brasileiro.
Vindo em um momento de ascensão conservadora global, essa vitória se alinha a um fenômeno crescente de inclinação à direita, visível na eleição de Javier Milei na Argentina e na mudança em grandes empresas, que começam a abandonar agendas “lacradoras”.
Agora, com Trump retomando o poder, a esquerda brasileira se vê diante de um cenário bastante ruim.
Em entrevista ao site Metrópoles, o senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que vê a vitória de Trump como um “sinal de alerta” para seu partido.
Em suas palavras, o resultado traz um recado claro: uma derrota de Lula em 2026 já não é “uma hipótese inteiramente descartada”.
“Naturalmente, todos nós recebemos com uma certa surpresa, porque se esperava que fosse uma eleição mais disputada e que o desempenho do Partido Democrata fosse melhor. Obviamente, o resultado lá tem que deixar para todos nós um sinal de alerta”, declarou o senador.
Costa explicou que, até pouco tempo, enxergava Trump como uma espécie de “acidente na história” política americana. No entanto, com a nova eleição do republicano e sua base fortalecida no Legislativo e na Suprema Corte, evidencia-se uma transformação mais duradoura no cenário global.
Segundo o senador, o avanço da direita internacional impõe ao PT a necessidade de repensar suas estratégias.
Para ele, o fortalecimento da base de Trump dá ao republicano liberdade para conduzir um governo à sua maneira — algo que traz preocupações ao petista sobre a possibilidade de um retorno semelhante ao poder no Brasil.
“A eleição dele em 2016 e o governo de 2017 a 2021 foram, na verdade, vistos como um acidente de percurso. Mas agora, com a vitória que ele teve, com o poder do qual ele desfruta — porque ele terá a maioria na Câmara e no Senado e já tem a maioria dos integrantes da Suprema Corte —, todas as condições para fazer o governo que ele queira, como queira, ele tem hoje. Então, realmente, vemos isso com preocupação. E o alerta surge para nós, porque passamos por um governo com características muito semelhantes, e a vitória do presidente Lula foi entendida por nós e por muita gente como um ponto final na experiência da extrema-direita no Brasil.”, observou Costa.
"Já vimos que não é bem assim, mas podemos agora ter a convicção de que ela pode voltar, seja com o próprio Bolsonaro, se ele conseguir ter a condição de elegibilidade, seja por meio de alguém que represente esse projeto." complementou.
A entrevista de Humberto Costa é sintomática. O clima no PT tende a ficar desesperador.
Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o recém lançado livro "Dossiê Globo - Os Segredos da Emissora". A obra expõe escândalos, crimes, casos de assédio, acordos e escusas relações políticas que aconteceram dentro da Globo. Clique no link abaixo:
https://realiser.com.br/dossie-globo/
Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Contamos com você!
da Redação