Globo sofre dura derrota na Justiça

Ler na área do assinante

A família de Guimarães Rosa obteve uma vitória judicial contra a Globo nesta segunda-feira (4), após a 9ª Vara da Justiça Federal do Rio de Janeiro decidir, de forma definitiva e sem possibilidade de recurso, que a emissora não pode utilizar a marca Anjo de Hamburgo para nomear a série Passaporte para a Liberdade, lançada em 2021.

O processo foi movido pelos herdeiros de Eduardo Carvalho Tess, filho de Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, cuja vida inspirou a série dirigida por Jayme Monjardim. Aracy, esposa do renomado escritor Guimarães Rosa, ganhou o apelido de Anjo de Hamburgo por sua atuação humanitária durante a Segunda Guerra Mundial, uma história que a série busca retratar.

Na ação, os herdeiros alegaram que o uso do apelido sem autorização configurava violação dos direitos de personalidade. A Justiça concordou, reforçando o direito da família de proteger a memória e a imagem de Aracy.

As coisas não estão nada fáceis para a Globo... Um fato que deve estar tirando o sono dos "chefões" da emissora é o livro "Dossiê Globo". A obra expõe como, ao longo das décadas, a emissora negligenciou sistematicamente os crimes que ocorriam em seus bastidores e revela escândalos, casos de assédio, acordos e escusas relações políticas. Trata-se de um verdadeiro arquivo histórico sobre o Grupo Globo. Caso queira conhecer esse livro, clique no link abaixo:

https://realiser.com.br/dossie-globo/

Certamente, esse lançamento vai tirar o sono de muita gente...

da Redação Ler comentários e comentar