Quase 5 mil candidatos são eliminados do Enem no primeiro dia e os motivos são surpreendentes

Ler na área do assinante

Neste domingo (3/11), o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 resultou na eliminação de 4.999 participantes, segundo o Ministério da Educação (MEC). 

Entre os principais motivos de eliminação estão:

tentativa de sair com o caderno de respostas antes dos 30 minutos finais;
porte de equipamento eletrônico;
ausência antes do horário mínimo permitido;
uso de materiais impressos de apoio ou consulta;
desobediência às orientações dos fiscais.

Além das eliminações, 689 problemas logísticos foram registrados, incluindo emergências médicas e falhas como interrupção de energia e abastecimento de água.

A abstenção no primeiro dia foi de 26,6%, menor do que nos últimos anos — 28,1% em 2023 e 28,3% em 2022. Mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram para o exame em 2024.

O primeiro dia de prova abordou 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. As notas individuais serão divulgadas em 13 de janeiro de 2025. Os candidatos farão o segundo dia de prova, com questões de Matemática e Ciências da Natureza, no próximo domingo (10/11).

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o recém lançado livro "Dossiê Globo - Os Segredos da Emissora". A obra expõe escândalos, crimes, casos de assédio, acordos e escusas relações políticas que aconteceram dentro da Globo. Clique no link abaixo:

https://realiser.com.br/dossie-globo/

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar