Gleisi age nos bastidores e faz surgir um novo projeto absurdo
03/11/2024 às 15:49 Ler na área do assinanteEm resposta ao pedido da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que destacou a importância de regulamentar as redes sociais para proteger a esquerda de um “massacre” eleitoral, o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) apresentou na Câmara um novo projeto de lei contra fake news. Protocolado na última quarta-feira (30), o projeto busca combater a desinformação nas plataformas digitais.
A proposta estabelece uma série de obrigações para as redes sociais, conferindo ao governo federal o poder de criar normas e aprovar códigos de conduta que as empresas devem seguir para controlar a disseminação de notícias falsas. Uczai enfatizou a importância da cooperação entre as plataformas e o Executivo para proteger a sociedade brasileira dos efeitos prejudiciais da desinformação.
“O projeto reforça a necessidade de cooperação entre os provedores de plataformas e o Poder Executivo, que terá autoridade para aprovar códigos de conduta e desenvolver normas adequadas à proteção da sociedade brasileira contra os danos causados pela desinformação”, explicou Uczai.
Entre as medidas propostas, as redes sociais seriam obrigadas a revelar detalhes sobre os algoritmos de recomendação de conteúdo, atualmente mantidos em sigilo. Penalidades para descumprimento incluem advertências, multas e, em caso de reincidência, a possibilidade de suspensão temporária das atividades, uma sanção semelhante à que foi aplicada ao X (antigo Twitter) no Brasil.
O projeto distingue entre “desinformação” — que ocorre quando informações incorretas são transmitidas de forma não intencional — e “informação enganosa”, definida como a disseminação proposital de informações falsas com o intuito de enganar ou prejudicar. Um dos objetivos principais é permitir que o setor digital desenvolva códigos de conduta para implementar medidas eficazes contra a desinformação.
Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o recém lançado livro "Dossiê Globo - Os Segredos da Emissora". A obra expõe escândalos, crimes, casos de assédio, acordos e escusas relações políticas que aconteceram dentro da Globo. Clique no link abaixo:
https://realiser.com.br/dossie-globo/
Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Contamos com você!