Dono de banco, ligadíssimo a Doria, é preso pela 2ª vez por suspeita de crimes contra o sistema financeiro

Ler na área do assinante

A Polícia Federal voltou a prender, na quarta-feira (30), o dono do InoveBanco, Patrick Burnett, que já é investigado por suspeita de crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro para o PCC (Primeiro Comando da Capital). A primeira detenção ocorreu em agosto, em decorrência da operação Concierge.

Desta vez, o empresário foi alvo da operação Wolfie, que apura uma tentativa de fraude de 300 milhões de reais no BNDES.

De acordo com a PF, a fintech InovePay procurou o BNDES em busca de recursos para a aquisição de um banco. Ainda segundo a corporação, houve uso de documentos falsos fabricados pelo dono da fintech, pelo seu contador e por um lobista.

Na manhã desta quarta foram cumpridos três mandados de prisão preventiva em Campinas (SP). Além de Patrick, foram detidos o contador Aedi Cordeiro dos Santos, apontado pela investigação como o responsável por arquitetar o esquema criminoso, e o lobista, cujo nome ainda não foi divulgado.

Os três vão responder pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, associação criminosa, obtenção de financiamento mediante fraude e advocacia administrativa, cujas penas máximas somadas ultrapassam 25 anos de prisão.

Também houve dois mandados de busca e apreensão, um em Campinas e outro em Hortolândia.

Antes da primeira prisão, Patrick fazia parte do comitê de gestão do Lide, comandado pelo ex-governador João Doria. Patrick era o responsável pela área de Inovação e chegou a dar entrevista ao lado do ex-governador.

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o recém lançado livro "Dossiê Globo - Os Segredos da Emissora". A obra expõe escândalos, crimes, casos de assédio, acordos e escusas relações políticas que aconteceram dentro da Globo. Clique no link abaixo:

https://realiser.com.br/dossie-globo/

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar