Brasil perde medalhista olímpico

Ler na área do assinante

O esporte olímpico brasileiro está de Luto.

Faleceu o judoca Luiz Yoshio Onmura, bronze na categoria até 71kg nas Olimpíadas de 1984, em Los Angeles.

O falecimento do ex-judoca aconteceu na noite dessa sexta-feira (1º/11), em Santos.

O ex-atleta de 64 estava lutando contra um câncer espinocelular na língua desde 2022.

Luiz deixa a esposa, Stefania Ribeiro Onmura, e as filhas Giulia Onmura e Yumi Ribeiro Onmura.

O Cômitê Olímpico Brasileiro publicou uma nota de pesar pela morte do ex-atleta:

“O Comitê Olímpico do Brasil lamenta profundamente o falecimento do medalhista olímpico Luiz Onmura, bronze no judô nos Jogos Olímpicos Los Angeles 1984 na categoria até 71kg. O paulista foi o primeiro judoca nascido no Brasil a subir ao pódio olímpico.
A última luta de Onmura foi contra um carcinoma espinocelular na língua. Após dois anos de cirurgias e tratamentos o medalhista olímpico morreu na noite desta sexta-feira em Santos, São Paulo, aos 64 anos. Ele deixa a esposa, Stefania Ribeiro Onmura, e as filhas Giulia Onmura e Yumi Ribeiro Onmura.”

O brasileiro contabiliza três disputas de jogos olímpicos. Moscou, em 1980 e Seul, em 1988, além de Los Angeles em 1984, quando foi medalhista de bronze.

Luiz Yoshio Onmura é o primeiro judoca brasileiro, nascido no Brasil, a subir ao pódio nos Jogos Olímpicos. A medalha de bronze em 1984 quebrou o jejum de 12 anos após a primeira medalha brasileira conquistada por Chiaki Ishii, em Munique 1972.

Em 1980 e 1988, Luiz Yoshio foi bicampeão Pan-Americano e em 1979 campeão sul-americano.

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o recém lançado livro "Dossiê Globo - Os Segredos da Emissora". A obra expõe escândalos, crimes, casos de assédio, acordos e escusas relações políticas que aconteceram dentro da Globo. Clique no link abaixo:

https://realiser.com.br/dossie-globo/

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar