Morre conhecido poeta, criador de hits icônicos dos anos 80
31/10/2024 às 15:27 Ler na área do assinanteFaleceu nesta quinta-feira (31), aos 69 anos, o poeta e letrista Tavinho Paes. Ele estava internado em estado de coma no hospital Pronto Cor, localizado na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, após ter passado por duas cirurgias. Em setembro, Tavinho sofreu um infarto que o levou a colocar três pontes de safena. Ele deixa sua esposa, Eliana Britto.
Tavinho Paes foi autor de letras marcantes que ganharam destaque nas rádios durante a década de 1980, incluindo sucessos como “Rádio Blá” (em parceria com Arnaldo Brandão e Lobão), "Totalmente demais" (com Arnaldo Brandão) e "Sexy Iemanjá" (com Pepeu Gomes). Além da música, ele também se destacou como artista plástico e videomaker.
Nascido Luiz Octávio Paes de Oliveira, no bairro do Catumbi, região central do Rio de Janeiro, Tavinho cresceu em Cascadura, na Zona Norte. Vindo de uma família de classe média – seu pai, Geraldo Paes de Oliveira, era jornalista – desenvolveu sua paixão pela música ainda jovem, ao participar de rodas de choro com sua avó.
Na década de 1970, Tavinho estudou jornalismo na PUC-Rio e, em 1973, publicou seu primeiro livro de poemas, "Tulipa negra". Fez parte do grupo de poetas Poema Terror, junto com Torquato Mendonça, Demétrio de Oliveira Gomes, Divana, Soninha Toda Pura e Steve Quest. Nos anos 1980, contribuiu como editor do influente jornal "O Pasquim".
Durante os anos 2000, Tavinho foi um dos fundadores, ao lado do poeta Chacal, do evento cultural CEP 20000, e do projeto Poesia Voa, com apresentações realizadas no Circo Voador.
Diversas de suas composições foram interpretadas por grandes nomes da música brasileira, como Gal Costa, Marina Lima, Maria Bethânia, Leo Jaime, Xuxa e Tânia Alves.
Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o recém lançado livro "Dossiê Globo - Os Segredos da Emissora". A obra expõe escândalos, crimes, casos de assédio, acordos e escusas relações políticas que aconteceram dentro da Globo. Clique no link abaixo:
https://realiser.com.br/dossie-globo/
Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Contamos com você!