O retorno de mais um descondenado e sua nova missão

Ler na área do assinante

Em março último, uma festança em uma mansão no Lago Sul da capital federal marcou o aniversário do ainda condenado José Dirceu.

Bancada por advogados amigos, o banquete reuniu a nata da política nacional e funcionários de alto escalão do governo federal, além de magistrados amigos.

Aquele era um sinal de que a condenação de Dirceu “não pegou”, e o que Gilmar Mendes fez foi somente formalizar o entendimento da elite política nacional.

A jornalista Vera Rosa nos informa que Lula vai fazer uma reforma ministerial, intensificar a propaganda e acelerar o PAC para chegar mais competitivo em 2016.

José Dirceu seria peça chave nesse “modo disputa 2026”.

Sua missão é, nada menos, reconstruir o PT, além de azeitar o diálogo com empresários e políticos do Centrão.

Não se pode duvidar da capacidade de Lula ressurgir das cinzas.

Em 2005, no auge do mensalão, todos davam Lula como acabado, mas ele se reelegeria pouco mais de um ano depois.

No entanto, as condições hoje são muito diferentes.

A popularidade de Lula hoje é a mesma da de seu pior momento em 2005, mas o Brasil começava a colher os frutos de anos de reforma fiscal e monetária, além de surfar a onda chinesa.

Hoje, o espaço para grandes malabarismos na economia está muito limitado. E se Lula tentar algo, um dólar a R$ 7 pode atrapalhar os seus planos.

O fato é que a margem de manobra de Lula hoje é bem menor. Chamar o guerreiro do povo brasileiro para salvar o dia é sinal de que só resta o velho modus operandi do lulopetismo. Só falta convencer novamente a opinião pública de que se trata de “salvar a democracia”.

Marcelo Guterman. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.

Quer apoiar o Jornal da Cidade Online? Adquira o recém lançado livro "Dossiê Globo - Os Segredos da Emissora". A obra expõe escândalos, crimes, casos de assédio, acordos e escusas relações políticas que aconteceram dentro da Globo. Clique no link abaixo:

https://realiser.com.br/dossie-globo/

Outra forma de ajudar o JCO é se tornando nosso assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Contamos com você!

Ler comentários e comentar